Dando prosseguimento às pesquisas que vem realizando, há pelo menos 30 anos, sobre o papel de Luiz Carlos Prestes na elaboração e na aplicação das políticas do PCB em diferentes momentos de sua trajetória, a professora Anita Leocadia Prestes lança novo livro, hoje, na Câmara Municipal de Fortaleza, às 19h30. Na publicação, "Luiz Carlos Prestes - o combate por um partido revolucionário (1958 - 1990)", são apresentados os resultados da investigação histórica da atuação política de Prestes, a partir da aprovação da Declaração de Março de 1958 pelo Comitê Central do PCB, até sua morte em 1990.
O leitor poderá acompanhar as vicissitudes enfrentadas pelo PCB, a partir da superação em sua direção dos reflexos da crise desencadeada pela denúncia do chamado "stalinismo" no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, crise que abalou muito o movimento comunista internacional nos anos 1956 e 1957.
Com Prestes ocupando o cargo de secretário-geral do PCB, a Declaração de Março de 1958 representou uma virada na política dos comunistas brasileiros, o abandono de uma orientação estreita e sectária, cuja maior expressão fora o Manifesto de Agosto de 1950. Mas significou também a reafirmação da ideologia nacional-libertadora, cuja influência marcara a história desse partido. De acordo com Anita, o livro é resultado de três anos de trabalho, incluindo pesquisa e escrita. As fontes foram documentos públicos e também material inédito que estava em seu poder. "Minha primeira publicação na área foi minha tese de doutorado. Tenho muito material sobre o assunto", afirma Anita, que, agora, já trabalha numa biografia política do pai, a ser lançada daqui três anos. "Não há mais material inédito a ser apresentado. Tudo o que tinha já foi tornado público".
A meta agora, ressalta a escritora, é, por meio do Instituto Luiz Carlos Prestes, reunir todo o acervo do militante, digitalizá-lo e disponibilizar no portal http://www.ilcp.org.br/ "Mas estamos tendo dificuldade em conseguir patrocínio para o projeto. Há muita discriminação em relação a figura dele", lamenta Anita.
Além do livro, haverá ainda a abertura da Exposição Prestes no Ceará, na Associação 64/68 - Anistia (Rua Instituto do Ceará, 164, Benfica - ao lado da FEAAC-UFC), às 17h de hoje, e, ainda, uma palestra com a própria Anita, no Centro de Formação Frei Humberto (Rua Paulo Firmeza, 445, São João do Tauape), amanhã, das 8h30 às 12h.
Mais informações:
Lançamento do livro Luiz Carlos Prestes - o combate por um partido revolucionário (1958 - 1990), de Anita Leocadia Prestes. Hoje, às 19h30, na Câmara Municipal de Fortaleza: Rua Dr. Thompson Bulcão, 830, Patriolino Ribeiro. Contato: (85) 3444 .8361.
|