RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias

27/03/2013 

Livro: A saga em versos dos Três Mosqueteiros

O cordelista Klévisson Viana lança, amanhã, na Livraria Feira do Livro sua versão para clássico de Alexandre Dumas

Da prosa de Alexandre Dumas para os versos do cordelista Klévisson Viana. O romance "Os Três Mosqueteiros" ganha novos ares e estilo na lirica do autor cearense que recria a aventura no livro "Os Três Mosqueteiros em Cordel". A obra, editada em 2012 pela LeYa, será lançada amanhã na Livraria Feira do Livro, às 19 horas. Na ocasião, o público participa de um bate-papo com o escritor, parte do projeto Quintal Literário.

Ambientado na França do século XVII e lançado originalmente no formato de folhetim em 1846, o romance de Dumas permanece atraindo a atenção do público, ganhando versões no cinema - a última delas em 2011 do diretor Paul L. S. Anderson - no teatro (o próprio Dumas tratou de adaptá-lo, após o sucesso do romance), e tantas outras linguagens quanto seja possível.

Para Klévisson, essa infinidade de adaptações, longe de ser um entrave ou causa de desgaste do tema, é a grande vantagem de se trabalhar com uma história clássica. "Eu procurei ler várias versões. Li o romance, li quadrinhos, assisti alguns filmes. Tudo isso ajuda a entrar no clima da obra. Absorver aquele universo", detalha.

A versão em cordel extrapola o modelo mais popular do folheto, de oito, dezesseis ou, no máximo, 32 páginas, sendo publicada em formato de livro tradicional, com 136 páginas. O livro conta ainda com ilustrações do artista paulista Coruja. Para narrar as aventuras do jovem D´Artagnan em sua busca para integrar a guarda real, com os inseparáveis Athos, Porthos e Aramis, detalha o autor, foram precisos 205 sextilhas, estrofes com seis versos de sete sílabas, que é uma das mais recorrentes no cordel.

"Publicar em livro, permite que você tenha o texto em uma estante de biblioteca. O folheto é um formato mais frágil, tem que ser guardado em caixa, fica complicado. O livro já é um suporte mais robusto", defende.

Leitores

Sobre o interesse do público de cordel pelas obras mais extensas e adaptadas de clássicos da literatura, Klévisson garante que este tipo de publicação atrai não apenas o leitor fiel dos folhetos, como faz com que outros públicos se interessem pelo formato. "A editora Nova Alexandria tem uma coleção clássicos em cordel que é um sucesso. É um dos carros chefes da editora. É a possibilidade do cordel chegar a outros público", diz.

A adaptação de clássicos, remonta às primórdios do que se tem notícia em cordel. Segundo Klévisson, ainda no século XIX, o folheto "História de Dona Genevra" fazia uma releitura de um dos episódio de "Decamerão", de Giovanni Boccaccio. Histórias como a da índia Iracema, do romance de José de Alencar, recebeu várias adaptações para os folhetos.

"Quando você adapta para outra linguagem empresta a obra outras elementos que o original não tem. O texto em cordel é muito prazeroso, tem toda essa ludicidade da rima que não tem no texto em prosa", enaltece Klévisson, sobre o valor literário da adaptação.

Enredo

O cordel se pauta sobre a história mais difundida entre as aventuras vividas pelos personagens de Alexandre Dumas. A chegada D´Artagnan a Paris, na intenção de tornar-se um dos mosqueteiros do rei Luís XIII. Após algumas desventuras, o jovem conhece Athos, Porthos e Aramis, passando a ser o quarto membro do grupo que, juntos, enfrentam impressionantes aventuras a serviço do rei. Vilões como o Cardeal Richelieu e seus guardas, o grande inimigo dos mosqueteiros, dão uma pitada de emoção a história, em meio a elementos trágicos como a paixão de d´Artagnan por Constance Bonacieux, arrumadeira da rainha Ana de Áustria.

Publicações

Já são 25 livros e mais de 100 folhetos assinados por Klévisson. Esta é a sua terceira adaptação de clássicos da literatura para a linguagem do cordel. Em 2005 ele adaptou "Dom Quixote de La Mancha", de Miguel de Cervantes, publicado como "As aventuras de Dom Quixote em versos de cordel" e em 2009 "Os Miseráveis", de Victor Hugo.

Ambos renderam premiações e foram incluídas no Programa Nacional da Biblioteca da Escola (PNBE), que distribui as obras para escolas de todo o Pais. "O ´Dom Quixote´ tem uma gravação com Paulo Bete declamando, tamanho o sucesso", comenta.

Natural de Quixeramobim, além de cordelista, Klévisson atua como cartunista e editor, à frente da Tupynanquim Editora, com a qual publicou mais de 400 livretos de cordel. Atualmente, ocupa ainda o cargo de editor e tesoureiro da Academia Brasileira de Cordel (ABC) e é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC).

A programação de amanhã é parte do projeto Quintal Literário, que tem o apoio do Ministério da Cultura, por meio do edital Procultura, e promove debates com autores e lançamentos de livros.

Mais informações:

Lançamento do livro "Os Três Mosqueteiros em Cordel". Amanhã, 19 h, na Livraria Feira do Livro (Rua Benjamim Carneiro Girão, 87-A - Montese). Contato: (85) 3491.7868

LIVRO

Os Três Mosqueteiros em Cordel

Klévisson Viana

LeYa

2012, 136 páginas

R$ 35

Fonte: Diário do Nordeste
Última atualização: 27/03/2013 às 10:54:21
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

 

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet içerir.
seks sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri yorumu. Üstün hd seks porno videolari itibaren bulunmakta.
Kayitli olmayan kileriler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel sitesi. Programsiz ve basit mp3 müzik programı sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001 (85) 3252 4266/3226
9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

porn izle - sohbet telefon - sohbet hatti - porno - porno film
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br