Secultfor lança novas programações para seis dos equipamentos municipais de cultura que comanda
A partir de hoje, a Secretaria da Cultura de Fortaleza inicia uma intensa programação em seus equipamentos culturais, caso do Teatro Antonieta Noronha, do Mercado dos Pinhões, da Biblioteca Dolor Barreira e do Passeio Público
Após centrar seus esforços na realização do Carnaval e pré-Carnaval, a Secretaria de Cultura de Fortaleza passa a executar a nova programação de seus equipamentos culturais. Anfiteatro Flávio Ponte, Biblioteca Municipal Dolor Barreira, Mercado dos Pinhões, Passeio Público, Vila das Artes e Teatro Antonieta Noronha estão entre os espaços geridos pelo poder municipal. Hoje mesmo, a partir das 18h30, o Antonieta Noronha, reinaugurado em abril do ano passado, passa a sediar o projeto Cenas Curtas, em que até três esquetes de companhias diferentes são apresentadas e seguidas de debates. Os espetáculos de hoje são "Onde Está o Amor", da companhia Nossarteatral; "Simplesmente Rosas", da Trupe Cangaias de Teatro; e "Os Criados", do Grupo Imagens.
Grade
Alguns dos equipamentos deverão manter programações já conhecidas do público, como o Retratos do Vento, no Anfiteatro da Volta da Jurema (ou Flávio Ponte); ou o Chorinho e o Forró no Mercado, que acontecem no Mercado dos Pinhões. Aliás, segundo o secretário de Cultura, Magela Lima, um dos objetivos da programação é, de fato, reforçar boas iniciativas já consolidadas, além de tentar promover uma maior diversidade de opções para o público.
"Para cada equipamento, pensamos em como dar uma certa sobrevida. Na Biblioteca Dolor Barreira, já aconteciam algumas movimentações aos sábados, então pensamos em como manter isso vivo. Já o Anfiteatro fica em um corredor turístico estratégico, por isso inserimos a cultura popular nesse espaço. Para o Antonieta Noronha, pensamos no começo e no fim da semana porque, ao longo dela, ele já tem muita demanda de grupos para ensaios. O Passeio Público condiz com o nosso objetivo de reforçar um projeto já existente, nesse caso o restaurante com música ao vivo. E o Mercado dos Pinhões é um caso de equipamento que consegue absorver programações durante toda a semana, então ali pensamos em feiras e shows", detalha o secretário.
A continuidade da programação, após o término do calendário já divulgado, deverá ser elaborada a partir de chamamento público. "Queremos fazer isso conjuntamente. Vamos seguir convidando as atrações para os projetos e os artistas que quiserem participar, que tiverem um perfil semelhante ao dos projetos, podem entrar em contato conosco", explica Magela Lima.
No Anfiteatro da Volta da Jurema, a população passa a contar, aos sábados, com a programação do Pôr-do-sol da Tradição, um palco para a cultura popular da cidade. Em abril, Mestre Pio (13), Companhia de Danças Populares Txai (20) e Grupo de Tradições Folclóricas Raízes (27) se apresentam. Já o Retratos do Vento permanece no anfiteatro durante os fins de tarde dos domingos, com Dona Leda (14), Renegados (21) e Elismário Pereira (28).
No Passeio Público, a "fertinha" da tradicional feijoada aos sábados agora deve começar ainda na sexta, quando, ao final da tarde, DJs da cena local devem se revezar. Os fins de semana de abril começam com Uirá dos Reis (12), Sapoti Soundz (19) e Danny Husk (26). O Passeio Instrumental, que já acontecia no horário de almoço aos sábados, e o Piquenique, nas manhãs de domingos, permanecem na programação do equipamento.
Já o Teatro Antonieta Noronha ganha alguns novos projetos: além do Cenas Curtas, de hoje, a Seculfor lança o Sala de Ensaio, de caráter formativo, que mostrará os processos de trabalho em ensaios abertos ao público; e uma Oficina de Iniciação Teatral, ministrada por Walden Luiz, nos sábados de abril (a partir do próximo dia 13).
Na Vila das Artes, o Audiovisual ganha mostras dentro do Cineclube. Às quartas-feiras, às 18h30, o homenageado é o comediante francês Jacques Tati, na mostra que vem percorrendo o Brasil e intitulada "Tati por Inteiro". Já o Cineclube 24 Quadros traz, esse mês, a Mostra "Clássicos do Horror", com filmes de Hitchcock, Franju, Cronenberg e Peter Jackson. O Cine Desbunde, do Coletivo Provocações!, traz a Mostra "Pilantras e Bandidos", na sexta-feira (12), exibindo os filmes "Simonal: Ninguém Sabe o Duro que Dei" e "Um Sampaio Teimoso".
O público da Dança também será privilegiado com um calendário inicial específico: quem for à Vila das Artes poderá curtir o Ensaio do Espetáculo "Um de Tudo" na sexta-feira (12), às 15 horas; participar do Fórum de Dança do Ceará, que acontece na quinta-feira (11), às 19 horas, e terá a mesa-redonda "Discutindo a Dança: Lei do Artista - O que precisa ser mudado". E, no Dia Internacional da Dança, 29 de abril, a Vila sedia uma programação completa, que acontece de 9 às 19 horas.
Semana toda
No Mercado dos Pinhões, será mantida a Feira Orgânica, que acontece nas manhãs de terças-feiras, o Chorinho no Mercado, nas noites de sextas-feiras, e o Forró no Mercado, ao final do dia, aos domingos. Na segunda quarta-feira do mês também acontece o Festival de Gastronomia, Arte e Culinária, das 17 às 21h30min.
Dentre as novidades do Mercado está a Quarta Coletiva, que acontecerá sempre na última quarta-feira do mês. O projeto consiste em uma feira hype de arte, moda e design, um ponto de encontro para artistas divulgarem e venderem seus trabalhos. Na terceira quinta-feira do mês, será aberta a programação do projeto Novos Risos, que abre as portas para a nova cara do humor cearense.
Infantil
Além da diversificação das programações, tentando atender a diferentes públicos e segmentos artísticos, a segunda preocupação da secretaria ao desenvolver a nova programação foram as crianças. "Vimos que era preciso incluir atividades para crianças, então todos esses equipamentos, na medida do possível, passarão a ter algum evento para o público infantil. Era uma demanda das famílias que precisava ser atendida", acrescenta Magela.
Na Biblioteca Municipal Dolor Barreira, por exemplo, as manhãs de sábado serão dedicadas ao público infantil, com a Oficina de Desenho. Pela tarde é a vez do Clube de Quadrinhos, que em abril terá uma programação variada, com o Seminário "Panorama dos Quadrinhos" (13/4), Workshop "The Walking Dead" (20/4) e Invasão Mangá - Seminário Cultura Anime e Mangás (27/4).
|