Nesta terça-feira, 16/4, o Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) recebeu denúncias sobre as péssimas condições de trabalho enfrentadas pelos funcionários do Banco do Brasil da agência Praça dos Correios, em Fortaleza. Há dias, a unidade apresenta problemas no sistema de refrigeração, oferecendo um ambiente precário para clientes e funcionários.
“O problema está diretamente relacionado à falta de manutenção do ar condicionado. A situação submete todos os funcionários a uma condição de trabalho irregular, pois não cumpre os normativos do Ministério do Trabalho e Emprego quanto à climatização das agências”, explica Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato.
O Sindicato apresentou a denúncia para a direção do BB em Fortaleza, cobrando soluções urgentes para o problema. Segundo o gerente-geral da agência e o gerente de administração, o banco já realizou licitação e a equipe de manutenção, que solucionou alguns vazamentos, iria normalizar a climatização até as 13h desta terça-feira.
“A Superintendência repassou a queixa para o setor de engenharia e arquitetura do banco, mas o serviço não foi concluído no prazo estipulado. O Sindicato não aceita que os funcionários trabalhem nessas condições. Um banco que lucra 12 bilhões de reais e não consegue solucionar problemas estruturais recorrentes como o de refrigeração? Isso é inadmissível”, reforça o presidente.
Diante da pressão dos funcionários, o banco informou, por volta das 17h, que o problema estava solucionado. “O Sindicato continuará vigilante para fiscalizar a efetividade dos procedimentos e para se certificar que o BB está cumprindo os normativos do MTE relativos às condições de funcionamento, respeitando os seus clientes e funcionários”, informa o presidente, acrescentando que amanhã, dia 17/4, o Sindicato estará novamente na agência.
|