Cantor apresenta, na Praça Verde do Dragão do Mar, o show "Luar de Sol", baseado no DVD gravado no TJA
Do Theatro José de Alencar até a Praça Vede, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, são cerca de três quilômetros. Para o cantor e compositor Jorge Vercilo, no entanto, o trajeto demorou sete meses.
Foi esse o tempo corrido entre o show "Luar de Sol", realizado no TJA em setembro de 2012 e que deu origem ao CD e DVD homônimos, e a apresentação de amanhã, na Praça Verde, que integra a turnê de lançamento desses dois produtos.
Na estrada há duas semanas, Vercilo já passou com o espetáculo por Natal, Recife, Aracaju, Salvador e Juazeiro do Norte (onde fez dobradinha com Gal Costa). Em Fortaleza, encerra o percurso no Nordeste, para retomá-lo no dia 10 de maio, em São Paulo.
O momento é mesmo de rodar, levar pessoalmente ao público o resultado do registro "Luar de Sol", cujo percurso revela-se ainda mais longo quando se considera sua origem. "Recebemos convite do Canal Brasil para fazer um especial em Fortaleza, com a proposta de um repertório menos radiofônico, mais denso, com músicas que, embora conhecidas pelos fãs, não costumam ter espaço em shows e gravações ao vivo", recorda Vercilo.
Origem
"Inicialmente, não havia intenção de transformar isso em um disco ou DVD, mas o show foi tão bem captado e o resultado foi tão bom que resolvemos investir", complementa. Os dois produtos chegam às lojas do País em maio. O especial foi ao ar n canal pago no dia 31 de março. A proposta do Canal Brasil não aconteceu por acaso. Ele é a segunda casa de Vercilo - que, desde janeiro deste ano, apresenta o programa "Compositores Unidos", ao lado do amigo e parceiro profissional Dudu Falcão, cantor, compositor e músico pernambucano radicado no Rio de Janeiro.
Segundo Vercilo, o projeto surgiu da própria vontade da dupla de ver mais artistas brasileiros na TV, especialmente da MPB. "Temos tantos nomes bons que nem sempre têm espaço nas programações. Idealizamos o programa pensando neles", explica o cantor. Gravado na casa de Vercilo e dirigido por Darcy Burger (que também assina a direção do DVD), o programa é apresentado em forma de sarau - os convidados tocam ou cantam ao vivo, além de trocarem ideias com o anfitrião. "Recebemos de Luiz Melodia a João Bosco, de Luiza Possi a Tico Santa Cruz e Milton Nascimento. No fim, temos faixas exclusivas, é um barato", comemora o carioca.
A escolha da capital cearense para gravar o DVD não foi uma surpresa. "Já era pública e notória minha ligação com o Ceará, um dos primeiros lugares onde me tornei conhecido", justifica o cantor.
Da mesma forma, o TJA foi pensado como espaço que melhor se adaptava ao projeto. "Queria um lugar fechado e mais aconchegante, que combinasse com o clima intimista do show. Não queria gravar pela quarta vez sucessos já registrados em outros DVDs, mas canções desse lado mais denso", complementa.
Parcerias
"Luar de Sol" apresenta composições como "Numa corrente de verão" e "Apesar de cigano", o samba "Raiou", a arabesca "Oração Yoshua", além de sucessos de seus álbuns mais recentes "D.N.A" (2010) - "Arco íris", "Me transformo em luar" e "Memória do prazer" - e "Como Diria Blavatsky" (2011). Constam ainda a inédita "Coragem", composta em homenagem a Dona Canô, e o single "Face de narciso" (que atualmente embala a novela global "Flor do Caribe").
Como não poderia deixar de ser, o show teve participações especiais, de músicos e artistas do Ceará, amigos de Vercilo ou que se fizeram presentes em sua carreira. Estão lá, por exemplo, Paulo Façanha e Adelson Viana, Melquíades Ferraz, Edinho Vilas-Boas e a dupla Ítalo e Renno. Outro destaque foi a participação do Balé Edisca em "Olhos de nunca mais".
"Ficou bem bonito, porque a música é tipo uma valsa", recorda Vercilo. Como material extra, a equipe gravou alguns clipes em diferentes locais de Fortaleza - como em "Homem grande", que teve a participação de Fagner.
"Temos uma relação profissional e de amizade, por isso ele chegou a interferir muito no resultado final, desde a locação do clipe até os arranjos para a música", revela Vercilo. "Gravamos em uma roça no município de Beberibe, ficou bem bonito".
Mais informações:
Show "Luar de Sol", com Jorge Vercilo - amanhã, às 22h, na Praça Verde do CDMAC. Ingressos1º lote: R$ 70 (inteira pista); R$ 90 (inteira frontstage). Vendas na bilheteria do Dragão do Mar (das 14h às 22h), no site bilheteriavirtual.com e outros pontos físicos (lista completa em dragaodomar.org.br). Contato: (85) 3488.8600
|