Quase ninguém passa impune pela música. Histórias de amor adornadas por uma balada, rompimentos por um rock pesado, o relaxamento de algum estilo mais zen. E se tantos ídolos são feitos pelo som, é pulando para a sétima arte que procuramos saber todos os pormenores da galera de sucesso. Na década de 1980, quem liderava o rock nacional era a Legião Urbana. E entre Renato, Dado e Marcelo, aquele que virou o símbolo da geração foi o primeiro – apelidado Russo. Somos tão Jovens, cinebiografia de Renato Russo, dirigido por Antonio Carlos da Fontoura, mostra a adolescência e início de vida adulta do vocalista e baixista da banda brasiliense. Quem dá vida a Renato Russo é Thiago Mendonça, um veterano em cinebiografias (biopics) musicais.
Em 2005, ele interpretou o cantor Luciano em 2 filhos de Francisco, de Breno Silveira. O filme conta a origem humilde de Mirosmar, Emival e Welson, antes do primeiro e o último conquistarem o Brasil como Zezé de Camargo e Luciano. Em 2012, Breno Silveira levou aos cinemas a vida do símbolo musical do Nordeste: Luiz Gonzaga. Em Gonzaga: de Pai para filho conhecemos a vida e carreira do Gonzagão e de seu filho, Gonzaguinha. Outras biopics famosas são a de Ray Charles, Ray (2004), a de Johnny Cash e June Carter, Johnny & June (2005), a de John Lennon, O garoto de Liverpool (2009) e a de Cazuza, Cazuza – O tempo não para (2004).
Em breve
Novas biografias de artistas da música estão por vir. Freddie Mercury, Janis Joplin (que pode ter Seu Jorge atuando como Jimi Hendrix), Kurt Cobain e James Brown são os próximas da lista internacional. Por aqui, a história do casal Joelma e Chimbinha, da banda Calypso, deve virar filme.
Biopics musicais
Quase Famosos, de Cameron Crowe
Biografia de um crítico. Crowe cobriu uma turnê do Led Zepellin, banda que usou como base para criar a fictícia Stillwater.
Amadeus, de Milos
Forman Mesmo focada numa mentira (Salieri e Mozart eram amigos), a biografia de Wolfgang Amadeus Mozart é imperdível.
Piaf – Um hino ao amor, de Olivier Dahan
Uma das maiores cantoras da França, Edith Piaf ganhou uma homenagem inesquecível na atuação de Marion Cotillard.
Control, de Anton Corbijn
O perfil do enigmático Ian Curtis, líder do Joy Division que se suicidou em 1980 aos 23 anos.
2 Filhos de Francisco, de Breno Silveira
A história de sofrimento e superação da dupla sertaneja Mirosmar e Welson (Zezé di Carmargo e Luciano).
|