“Dia das mães é todo dia – a preocupação é o tempo inteiro”, solta dona Maria de Fátima Vaz, enquanto a filha, Elizabete, 31, posa com os netos Eduardo, 4, e Enzo, 1. O sorriso no rosto de quem, aos 60 anos, descobriu o prazer de revisitar a maternidade em família ao ser avó. O pequeno grupo passeia pelo calçadão da avenida Beira-Mar já pensando em se juntar à mesa no domingo, netos, filhas e avó juntos naquele tradicional almoço de Dia das Mães. “É dia da família; mães e avós”, ensina Elizabete.
Se as mamães-coruja não desligam nunca seu radar de perigo, o Dia das Mães é uma chance única de se caçar uma experiência completa com aquele que lhe carregou nove meses no útero (ou o escolheu para uma adoção). Por conta disso, o Buchicho Guia selecionou três points para mães e filhos (e netos e bi, tri, tataranetos) curtirem um dia de renovação dos laços familiares. Três lugares. Um para cada turno. Todos para as mães, donas de todos os dias no coração de um filho dedicado.
MANHÃ
PIQUENIQUE NO PASSEIO PÚBLICO
Quando a toalha de mesa faz seu quinhão na grama e as árvores fazem as vezes de telhado, o piquenique no parque surge como frestas verdes no dia a dia cinza de Fortaleza. Um dos mais tradicionais espaços do Centro de Fortaleza, o Passeio Público reserva suas manhãs de domingo com programação para a garotada. “É um espaço público, histórico, arborizado, onde as crianças podem interagir umas com as outras”, define Deyse, 28, que foi com as amigas Sálvia, 25, Jurema, 35, Carla, 30 e Amanda, 28, acompanhar as pequenas Glória, Valentine e Marina, as duas primeiras de 4 e a última de seis anos.
E nem só quem leva a criançada para o piquenique que pode curtir um domingo no parque. Regina Farias, 55, sempre que possível visita o local. “É uma opção para quem tem filhos maiores por conta dos shows e a arborização ainda deixa o clima muito bom e cheio de sombras”, conta a mãe de Davi, 29, e Letícia, 25 e avó de Bento, nascido no mês passado. “É ainda muito bom para se tirar fotos”, completa.
EU VOU!
“A gente costuma vir aqui (Passeio Público) para o almoço, mas o domingo no parque também é uma ótima opção por conta da programação para as crianças”, conta Natália Escóssia, 29, ao lado da filha única Luíza. “Ser mãe é a melhor coisa do mundo – eu teria 10 se o dinheiro desse”, revela, aos risos.
Natália Escóssia, 29, e sua filha Luíza, 9
TARDE
PÔR-DO-SOL NO TEMPERO DO MANGUE
Mãe de primeira viagem, Tatiana Martins, 30, pode curtir uma manhã no parque com o seu primogênito, Ian. Mas como ela mesma brinca, “mãe precisa de diversão também, né?”. E uma das opções favoritas é o pôr-do-sol no Tempero do Mangue. A programação começa sempre uma horinha antes do sol se esconder no horizonte, às 16 horas. Além da cervejinha gelada e do visual de cair o queijo, a música é garantia do Tempero, sempre com uma atração ao domingo. O local é ideal para famílias, seja qual for a idade das mães ou dos filhos.
NOITE
CAMINHADA NA BEIRA-MAR
Da praia de Iracema ao Mucuripe, o calçadão da avenida Beira-Mar tem um atrativo especial para quem procura um passeio para comemorar a data. O bom da Beira-Mar mesmo é o passeio, mas a gente não pode se esquecer da feirinha”, avisa Raquel Carneiro, 33, mãe de João Victor, 8 anos. A dica tem especial valor para o filho distraído. Afinal, quem não comprou um presente ainda pode aproveitar e dar um pulinho na feira e comprar artesanato, roupa, renda ou mesmo um brinquedo para um neto novo. Para mães aventureiras, os passeios de patins, skate e bicicleta continuam comuns no calçadão, apesar das polêmicas proibições e restrições aos “veículos de propulsão humana”. No passeio, também rola uma pipoca, água de coco ou até um acarajé.
EU VOU!
“Aqui há uma liberdade junto à natureza e a criançada pode correr muito e brincar”, explicava Tatiana Martins, 30, enquanto o filho Ian, 5, insistia em apelidar a mãe de “Picolé” na tentativa de deixar a mamãe com vergonha na frente da reportagem. Outra dica de Tatiana é o Tempero do Mangue. “Mãe precisa de diversão também, né?”, brinca.
Tatiana Martins, 30, e seu filho Ian, 5
Serviço
Piquenique no Passeio Público
Onde: Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n - Centro)
Horário: das 9h30min às 10h30min.
Outras info.: 3105 1464 (Secultfor).
O quê: Programação cultural e recreativa voltada para toda família, especialmente para as crianças, que na companhia de monitores, aproveitam o piquenique e muitas brincadeiras.
Tem estacionamento.
Tempero do Mangue
Onde: rua Valdir Bezerra, 110 – Sabiaguaba.
Como chegar: Siga na avenida Dioguinho (Praia do Futuro, sentido Caça e Pesca). Chegando ao fim da linha, siga pela Ponte da Sabiaguaba. Quando terminar o asfalto, vire à direita e siga por mais 200m na estrada de terra até a entrada.
Horário de funcionamento: das 11 às 2 horas
Pôr-do-sol por volta das 17 horas.
Outras info.: 8967 7940.
Tem estacionamento
Calçadão da Beira-Mar
Onde: avenida Beira-Mar - Mucuripe
Horário: feirinha funciona das 16 às 0 horas.
Outras info.: feirinhabeiramar.com.br
|