De hoje até o próximo dia 19 equipamentos de Fortaleza participam da 11ª Semana Nacional de Museus
Museu da Imagem e do Som, Museu do Ceará, Sobrado Dr. José Lourenço, Ecomuseu Natural do Mangue e Museu da Infância e do Brinquedo são algumas das instituições de memória em Fortaleza que participam da 11ª edição da Semana Nacional de Museus, de hoje até 19 de maio, com programações especiais.
O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), celebra o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, e congrega instituições de todo o País. Neste ano, a Semana convida a comunidade a refletir e trocar experiências sobre o tema "Museus (memória + criatividade) = mudança social".
Local
No Ceará, participam 47 museus públicos e particulares, em 28 municípios, com atividades gratuitas. O Museu do Ceará, por exemplo, realiza a visita guiada "Itinerários da museologia social - conhecendo as experiências do Museu Indígena Jenipapo Kanindé, do Ponto de Memória do Grande Bom Jardim e do Museu do Ceará".
Já no Museu de Arte da UFC acontece a exposição "O exercício da Pintura a Óleo", com obras do artista plástico Francisco Wagner.
Para além das atividades desenvolvidas para a ocasião, a Semana também funciona no sentido de oferecer visibilidade a algumas instituições menos conhecidas pelo público. É o caso, por exemplo, do Museu da Infância e do brinquedo, no Pici - que, durante o evento, realiza no espaço da Casa José de Alencar as exposições "Jogos e Brinquedos do Mundo", "Iconográfica: Brincar e a Infância" e "Jogos E Brinquedos Africanos".
Ou do Museu Comunitário da Memória Territorial do Grande Bom Jardim, que realiza a exposição de fotografias (de acervos pessoais doadas ou cedidas) sobre as ações e atividades dos grupos pastorais e missionários atuantes no Grande Bom Jardim nas últimas décadas.
Trajetória
Desde a primeira edição, em 2003, o crescimento da Semana é notório. No início, contou com a participação de 57 instituições museológicas, que realizaram 270 eventos. Com o tempo, tomou grandes proporções e hoje constitui o maior evento mundial do setor. A edição deste ano bateu recorde de inscrições, e contempla em sua programação 3.911 ações espalhadas por todas as regiões brasileiras, abrigadas por 1.252 instituições.
A partir desses resultados, A Semana Nacional de Museus posiciona-se como um dos principais mecanismos responsáveis pelo aumento de visitação aos equipamentos do País. Em termos mais gerais, o evento funciona como instrumento de ampliação e democratização do acesso à cultura e de dinamização das economias locais.
Para auferir tais resultados, o Ibram coordena a Pesquisa da Semana de Museus, realizada desde 2011, e que procura medir os impactos culturais e econômicos tangíveis ou não, proporcionados pelos museus que participam do evento.
Na última pesquisa, segundo material de divulgação do Ibram, o primeiro dado que chama atenção é o aumento de público - que, durante a Semana, sobe cerca de 130% em relação à semana anterior à ação. No mês de maio, quando acontece o evento, a média de público foi 35% superior ao anterior.
SAIBA MAIS
Destaques da programação
- Memorial da Assembleia Legislativa do CE (Av. Des. Moreira, 2807, Dionísio Torres). Dia 15/05, das 10h30 às 12h: lançamento e palestra sobre o 3º volume da coleção Tramas da Memória: Acessibilidade e Linguagens
- Museu da Imagem e do Som (Av. Barão de Studart, 410, Meireles). Dia 16/05, às 19h: palestra interativa e musical: A História Cantada no Brasil em 78 Rotações, com o autor e pesquisador, Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez)
- Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854, Benfica). Dia14, às 18h: abertura da exposição "O exercício da Pintura a Óleo", com obras do artista plástico Francisco Wagner
- Museu do Ceará (R. São Paulo, 51, Centro). Dia 18/05, das 8h às 18h: visita guiada - Itinerários da Museologia Social Local: Museu do Ceará, Ponto de Memória do Grande Bom Jardim e Museu Indígena Jenipapo Kanindé
Mais informações
11ª Semana Nacional de Museus. De hoje até 18 de maio, em vários museus do Estado. Programação completa em www.museus.gov.br
|