Educativo, romântico e divertido, o filme O Auto da Camisinha do diretor cearense Clébio Viriato chega, hoje, ao Festival de Cannes na França. O média-metragem fará parte do Marché du Film, feira de negócios que reúne produtores, cineastas e empresários da indústria cinematográfica mundial. O filme foi um dos últimos gravados por Chico Anysio e tem no elenco Gero Camilo e Carri Costa.
O obra levanta debate bem humorado sobre a utilização de preservativos. Em dezembro de 2012, foi exibida na Organização Mundial da Saúde, em Genebra na Suíça, para representantes de 140 países. Em seguida, foi apresentado também na Jornada Mundial Contra a Aids de Genebra. A produção cearense já foi distribuída em países como Cabo Verde, Moçambique, Timor Leste e Guiné Bissau.
O Auto da Camisinha foi filmado em 2010 e compõe, em 2013, lista dos seis filmes que a distribuidora carioca FM Produções Audiovisuais divulga em Cannes. “Já temos reunião marcada como emissoras de Portugal, Espanha e França. É muito bacana essa oportunidade do cinema cearense de conquistar o mercado internacional”, conta Clébio.
Segundo o diretor, a distribuidora vê grandes possibilidades de fechar contrato com televisões no Brasil quando retornar da França. “A distribuidora do filme tem reuniões com a TV Cultura e o Canal Futura, quando voltar de Cannes”. Para ele, as produções brasileiras, de um modo geral, enfrentam grandes dificuldades de distribuição dentro do próprio País. E mesmo O Auto da Camisinha, embora tenha temática abrangente, também enfrenta muitos problemas de distribuição no mercado nacional.
“O filme tem característica regional, pois prima pela cultura nordestina, mas tem uma temática universal, que gera um interesse mundial”, conta Clébio. Ele explica que o filme não é didático, apesar de educar. “O filme traz um conteúdo educativo de modo lúdico com as simbologias da arte. E é muito bem humorado, pois mostra, por exemplo, o próprio Chico Anysio ensinando a usar o preservativo”.
Livremente inspirado no roteiro de José Mapurunga, o filme é um média-metragem de ficção com 45 minutos. Compondo o elenco, figuram também Nadia Aguiar e André Lucas, com participação do artista plástico Sérvulo Esmeraldo.
|