Reforma no TJA e Copa das Confederações levaram a alterações de data e locais do evento, marcado para setembro
A 23ª edição do Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, que acontecerá de 7 a 14 de setembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), está com inscrições para longas e curtas-metragens abertas até o dia 7 de junho. Em 2013, o evento homenageará a nova geração de cineastas portugueses. O diretor executivo do Cine Ceará, Wolney Oliveira, festeja o momento promissor vivido pelo cinema cearense, contabilizando a existência de dois cursos de graduação e um sequencial na cidade. "A partir deste ano, teremos a injeção de 100 novos profissionais no mercado", comemora.
Com relação ao festival, uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, afirma que, a cada ano, aumenta o número de inscrições, atribuindo a alguns fatores, como por exemplo, o advento do cinema digital, além da criação de cursos universitários.
Para esta edição, fala sobre a parceria com a Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, a mudança do palco do evento para o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) e do teatro da Caixa Cultural. Assegura que serão utilizadas as duas salas do cinema de arte do Centro Dragão do Mar, que se encontram em reforma. "Elas estão sendo reformadas e ampliadas", assegura.
A saída do evento do Theatro José de Alencar deve-se à reforma prevista para começar no equipamento. A mostra "Olhar do Ceará" é um reflexo da atual realidade no que diz respeito à produção audiovisual de Fortaleza, formada por obras que não foram selecionadas para a competição oficial, revela.
"Nem todos os filmes são selecionados", pondera Wolney Oliveira, completando que o prêmio de melhor longa permanece com o valor de US$ 10 mil, além do prêmio de R$ 15 mil do Canal Brasil para o melhor curta. O Troféu Mucuripe será entregue para diversas categorias. O diretor executivo do Cine Ceará fala sobre as mudanças verificadas nesta edição, começando pelo fim da temática. Em vez de escolher um tema, a partir deste ano, o evento vai escolher um país para homenagear a sua nova safra cinematográfica. Justifica a escolha do cinema português, afirmando que 2013 marca a celebração do ano Brasil Portugal.
Alterações
A data da realização do festival foi alterada devido à realização da Copa das Confederações. Wolney Oliveira esclarece que a rede hoteleira informou que, a 15 dias do evento, não é permitida a realização de outro. "Não dá para competir com futebol", brinca, completando que a saída foi adiar o Cine Ceará para o mês de setembro. Outra mudança, o local, que após acontecer durante dois anos no Theatro José de Alencar, vai estrear no Centro Dragão do Mar. O teatro do Dragão será palco da festa, cuja programação se estenderá a todo o equipamento. As duas salas de cinema serão ocupadas, totalizando 600 lugares. O diretor afirma que as salas estão sendo reformadas, devendo ser entregues ao público entre julho e agosto. O teatro da Caixa Cultural, com capacidade de 180 lugares, também será utilizado. Além do anfiteatro do Dragão do Mar, capaz de receber 700 pessoas. "A sede do Dragão do Mar será toda ocupada".
Wolney Oliveira destaca ainda a parceria com a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) com atividades que acontecerão na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal que realiza curso sequencial de cinema. Serão realizadas duas oficinas, uma delas, sobre o cineasta Quentin Tarantino, ministrada pelo diretor Marcelo Lira. A outra, sobre direção de fotografia e câmera, com Pedro Lazarini. Podem participar da mostra competitiva de longa-metragem cineastas de países ibero-americanos, enquanto a de curtas fica restrita a cineastas brasileiros. Os filmes inscritos nas categorias de longa e curta-metragem concorrem ao Troféu Mucuripe. Os longas são divididos em filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica. Os de curta-metragem serão analisados nas categorias filme, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica. Os curtas deverão ser realizados por produtores e diretores brasileiros ou radicados no País há mais de três anos, devendo ter 20 minutos de duração. Os filmes devem ter sido finalizados a partir de janeiro de 2012. Não podem ter participado da seleção de outras edições do Cine Ceará. A duração mínima para os longas é de 70 minutos tendo sido concluídos a partir de 2011 por produtores de países da América Latina e o Caribe, Portugal e Espanha, em formatos profissionais. O regulamento está disponível no site www.cineceara.com.
Mais informações:
As inscrições para a edição 2013 do Cine Ceará estão abertas até o próximo dia 7 de junho. O evento acontece entre 7 e 14 de setembro. Site: www.cineceara.com
|