Quatro fotógrafos reunidos em mostra cujo foco principal é retratar o meio urbano cotidiano. Assim, a exposição 4 Olhares é apresentada ao público a partir de hoje, às 20 horas, na Loja Ouvidor. A mostra apresenta fotografias em meio a peças de design, compondo espaços que relaciona as fotos com artigos de decoração. Os fotógrafos convidados para compor a 4 Olhares são os paulistas Beto Consorte e Roberto Wagner; e os cearenses José Guedes e Laís Pontes, atualmente radicada nos EUA.
Com olhar e estilo próprio, cada profissional expõe trabalhos com referências à mobilidade em grandes cidades do mundo, autorretratos com reflexões de personalidades e outras visões para movimentos particulares em meio aos grandes centros urbanos. “A partir do encontro entre nossas fotos, encontramos o tema urbano como a linha que coincidiu”, conta Beto Consorte, fotógrafo e curador da mostra.
Segundo Beto, a exposição será apresentada em formato de galeria, buscando aproximar o fruidor das imagens. “Procuramos apresentar, dentro da loja, as obras como se elas estivessem dentro da casa de um colecionador. A ideia é valorizar a conexão do design com a arte”. O fotógrafo diz que a exposição retrata as obras inseridas no contexto do dia a dia, como se as pessoas estivessem convivendo com as peças da galeria na própria casa deles.
Beto Consorte conta que suas fotos trazem fragmentos e recortes das cidades. “Proponho registrar coisas que passam despercebidas no cotidiano das pessoas, levantando também uma provocação sobre mobilidade”. A partir do registro de automóveis parados, como trailers estacionados e um Fusca velho parado no mesmo lugar há muito tempo, o fotógrafo propõe discussão sobre o que era móvel e ficou imóvel.
“A ideia é que as fotos transformem aquilo que seria um ruído na cidade em algo bonito”, conta Beto. Ele diz que seu trabalho busca registrar o que já atrapalhou o meio urbano e que hoje é apropriado pelas cidades. “Fotografo arquitetura sempre com a visão no cotidiano, como, por exemplo, um muro quebrado no meio da rua e, a partir dele, extraio um novo olhar”. Para ele, existem muitos temas e motivos para fotografias inseridos e disfarçados pelas cidades.
Roberto Wagner expõe na mostra 4 Olhares imagens que estão inseridas em uma série de fotografias chamada Fronteiras “Uso como poética o tema grades. Fotografo portões e falo das fronteiras psicológicas e da relação público-privado”. Roberto explica que a construção das imagens percorrem sempre o limite psicológico e a fronteira física.
O fotógrafo paulista diz trabalhar em seu processo de criação sempre o meio urbano. “Mesmo que não seja sobre cidades, está inserido no meio urbano. Trato da relação do homem com a natureza, fotografando essa relações de modo geométrico e objetivo”.
SERVIÇO
Exposição 4 Olhares
Quando: Abertura da exposição, hoje, às 20 horas.
Onde: Loja Ouvidor – Av. Santos Dumont, 3621 – Aldeota
Outras infos: 85 3267.6766
Visitação Gratuita.
|