Estreia hoje em Fortaleza o musical "Enlace - A loja do Ourives", de Roberto Lage. Com apresentações de 13 a 16 de junho, no Teatro Via Sul, a montagem fala das diferentes visões sobre o amor
Se falar sobre amor é complicado, imagina mostrar as várias formas de encarar esse sentimento em diferentes épocas. De forma leve e divertida, o musical "Enlace - a loja do ourives" aborda o tema mesclando ótimas atuações, música e dança em uma história sobre amor e os desafios do casamento através de três mulheres.
Teodora (Claudia Ohana), vive o amor ideal durante a Segunda Guerra Mundial, no anos 30. Já sua filha Ewa (Claudia Lira), em plena revolução sexual dos anos 70, se nega a casar, preferindo a liberdade. A neta, a cômica Malina (Camilla Camargo), vive a individualidade dos anos 80, que a põe em conflito entre o amor e o medo de assumir um compromisso."A Malina acredita no amor, ama o noivo, mas não sabe lidar com isso, pois tem duas referências de amor diferentes. Ela tem medo desse amor ´para sempre´", comenta Camilla Camargo, em entrevista ao Zoeira.
Com uma história feita de mulheres fortes, em "Enlace - a loja do Ourives" são elas que mandam. "O Cristov tem que ter muita paciência. Eles são muito diferentes, mas ele gosta dela assim mesmo e brinca com o temperamento da noiva", explica Fabiano Augusto, ator que interpreta o noivo de Malina.
Conflitos de geração
As três histórias são contadas em canções e cenas divertidas e poéticas nesse musical que mescla três tempos, três tramas românticas, passando por momentos fundamentais da história do Século XX, mostrando seu contexto político, social e cultural, que acaba explicando muito do comportamento e dos padrões de amar das personagens.
"A Malina sofre muito com ele conflito de gerações, pois ela tem uma visão diferente da vida. Acho que vai ter um momento em que todos vão se identificar com alguma das personagens", afirma Camilla, que releva não ter tanto esse problema em casa. Filha de Zezé di Camargo e Zilú, ela se diz muito careta. "Acredito no amor e no casamento. Minha família é bem assim também", diz.Fabiano comenta que a peça o fez refletir sobre o amor e sobre como o demonstramos no dia a dia. "Acho que passei a dizer mais isso para as pessoas que amo. Gosto da ideia que o personagem do Ourives, que conduz a narrativa, passa: a de que quem não ama a si mesmo, não pode amar o outro".
O texto, adaptado por Elísio Lopes Jr. de uma série de monólogos escritos pelo papa João Paulo II na década de 60, é super atual e, nem de longe apresenta uma abordagem doutrinadora ou religiosa. "É interessante essa perspectiva tão moderna. Para ele, não há regras no amor. E o espetáculo mostra isso de forma leve, com pitadas de humor e drama", diz o ator.
Vale destacar que o espetáculo é brasileiro e não se trata de uma versão de musicais da Broadway. A temporada foi iniciada em Recife e Fortaleza será a segunda cidade a recebê-lo. Com uma intensa preparação, os 25 atores que compõem o elenco dão um show no palco ao lado de cinco músicos. "A resposta tem sido maravilhosa e é muito gratificante todo esse esforço", completa Fabiano.
Mais informações
Enlace - A Loja do Ourives
Dias 13, 14, 15 (às 21h) e 16 (20h), no Teatro Via Sul (Av. Washington Soares, 4335). Ingressos: R$100 (inteira) e R$ 50 (meia). Tel.: (85) 3404.4270
|