Lançando seu primeiro DVD, a cantora faz uma revisão da carreira, levando seu suingue soft ao Arpoador, no Rio
O toque leve, sem peso na mão, mas preciso e sofisticado de João Gilberto é talvez a grande lição musical que o baiano passou à filha, Bebel Gilberto. Ao dar um novo fôlego para a bossa nova, na década passada, com sua versão eletrônica do gênero, ela deu também uma aula de como explorar a música eletrônica, no extremo da leveza, com brasilidade e aliada a uma forte organicidade.
Bebel Gilberto escolheu as paisagens cariocas para gravar seu primeiro DVD. O projeto comprova que a fórmula usada pela cantora há mais de uma década, combinando bossa nova e música eletrônica, ainda pode render bons momentos
Seguindo sua linha já consagrada - os quatro discos que lançou entre 2000 e 2009 venderam mais de 2,5 milhões de cópias - a cantora lança este mês o DVD e disco "in Rio" (Bebelucha), gravado em dezembro passado, no Arpoador. É o primeiro DVD de Bebel e vem com um tom mais de celebração da carreira, que qualquer outra coisa.
A seleção recupera o repertório de Bebel em discos anteriores, como "Tanto Tempo" (2000), disco em que lançou o primeiro sopro do que seria a sua bossa eletrônica, de onde foram tiradas oito das 17 músicas do disco "in Rio", sete delas incluídas no DVD, que vem com uma música a menos. Entram ainda temas "Aganjú" (Carlinhos Brown), um dos sucessos gravados em 2004, em "Bebel Gilberto", e "Momentos", composição dela, com Chris Franck e Nina Miranda, do disco homônimo de 2007.
Embora seja uma tentativa de aproximar mais Bebel do público brasileiro, o DVD vem carregado de signos de forte apelo ao público norte-americano e europeu. O sol, o mar e a própria áurea encantadora do Rio de Janeiro, um prato cheio ao público estrangeiro, especialmente em tempos de Copa e olhares voltados ao Brasil.
Músicas
Bebel é acompanhada por Marcos Suzano nas percussões (congas, pandeiro, cajón, entre outros instrumentos) Magrus Borges, bateria, os teclados de Sacha Amback e John Roggie, além de Masa Shimizu, violão e baixo, e Jorge Continentino, sopros e violão. Mas como dar um toque suave ao clima quente e à agitação da praia carioca para Bebel que não fique deslocada?
Eis o primeiro dos méritos da equipe dirigida por Gringo Cardia, que assina também a cenografia. O show acompanha a curva do fim de tarde, com o sol mais brando passeando no horizonte e compondo o seus tons laranjas com a cenografia. O palco plano e extenso é todo branco, contrastando com as cores da praia e o vermelho do vestido de Bebel. De acordo com a posição da câmera, o quadro é emoldurado pela praia de Ipanema, a pedra do Arpoador, o morro dois irmãos - e traz ainda entre os objetos cênicos a reprodução do contorno do corcovado.
O repertório segue uma temática tropical, de canções solares, com predileção ao temas da cidade, como samba, sol, praia e, claro, o amor com leveza da bossa-nova. Entram nessa leva canções como "Rio" (do repertório do ícone do synthpop inglês Duran Duran), "Bananeira" (João Donato e Gilberto Gil), "So Nice (Samba de Verão)" (Marcos Valle, Paulo Valle e Norman Gimble) e "Samba e Amor" (Chico Buarque). "Samba da Benção" (Vinicius de Moraes e Baden Powell), que foi um tema modelador do estilo de Bebel, em 2000, recebe um tratamento especial, abrindo o repertório do DVD e sendo a única com a letra reproduzida no encarte. Cortesia aos versos do poetinha carioca.
Suingue
Vale lembrar que, embora seja um show para assistir relaxado, sem pressa, o trabalho passa longe da monotonia. O grupo afinado de instrumentista se dá a liberdade até de soltar um pouco mais o braço na sequência iniciada por "Na Palma da Mão", de Flávio Renegado, quando Bebel recebe o rapper e autor no palco.
Na base da "batida perfeita", ele mistura samba de roda, funk e hip-hop, intercalando refrões sambados, a estrofes ao do estilo improviso. A versão tem direito a menção incidental à "Na Cadência do Samba",
Na sequência, o funk brasileiro "Babaneira", também não deixa por menos, com sopros, percussões e bateria bem balançados. O DVD faz uma quebra no show na praia para a participação de Chico Buarque, com sua "Samba e Amor". Bebel se desloca para um estúdio, fundo negro e imagem em "branco e preto" (parafraseando Chico). O dueto é simples, bem arrastado como pede a música, apenas ao violão. Só ficou um pouco estranho a troca de olhares entre os dois, interpretando a sensualidade da música, já que trata-se de tio e sobrinha. Brincadeira, vale abstrair.
Bebel explora também sua verve de compositora, incluindo no repertório as suas "August Day Song", parceria também com Chris Franck e Nina Miranda, "Simplesmente", com Didi Gutman e Marius De Vries, "Sem Contenção", dela, Gerry Arling e Richar Cameron, "Tanto Tempo", com Suba, e ainda suas belas parcerias com Cazuza, "Mais Feliz" e "Eu Preciso Dizer Que Te Amo". O repertório inclui ainda "Close Your Eyes", que traz Dinho Ouro Preto (Capital Incial) entre os compositores, e uma versão para "Sun is Shining" de Bob Marley. Um disco bem eclético no que diz respeito a ritmos e influências e que ganha unidade pela forte marca sonora da artista. Bebel não é só bossa nova.
CD/DVD
In Rio
Bebel Gilberto
Bebelucha
2013, 17 / 16 faixas
R$ 29,90 / R$ 39,90
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