Para além de todos os benefícios físicos e mentais apontados pela ciência e apesar da deficiência do poder público em não investir e ciclofaixas e ciclovias, andar de bicicleta se tornou um hábito prazeroso em Fortaleza. Em horas noturnas, é bem comum circular por vários locais da cidade e encontrar pessoas pedalando em grupos, nos chamados night bikes.
O que era apenas uma prática esportiva, também se transformou em point de encontro de amigos e de pessoas que querem fazer novas amizades. Em Fortaleza para curtir duas semanas de férias, o estudante de medicina Ramon Vilela pedalou ao lado de seis amigos, saindo da rua Ana Bilhar, na Varjota, até a avenida José Bastos, na Parangaba, com passagem pelo Centro. “Sempre gosto de pedalar com amigos em Porto Alegre, mas nunca de forma organizada como no night bike”.
Apesar da onda de violência na cidade, ele diz que se sente seguro em pedalar com número grande de pessoas. “O que acho legal é observar a cidade pela perspectiva do ciclista. É muita gente junta, muitos conhecidos. Dá sensação de segurança”, analisa o estudante.
Ele, que tem parentes por aqui e morou na cidade ano passado para fazer cursinho - quando fez vários amigos -, acredita que o night bike é um “ambiente legal para manter amizades e conhecer pessoas novas”. Uma dessas amigas de Ramon é Jade Sindeaux. Também estudante de medicina, só que em Fortaleza, ela conta que adora a prática esportiva. “Sempre venho com os amigos da época de colégio. É muito divertido e a gente ainda mantem a forma física”.
Ramon Vilela ao centro, cercado de novos amigos
SEGURANÇA
Já se vão mais de 20 novas amizades em três anos pedalando pelos mais diversos locais da cidade. Estimulada pela filha que tinha um namorado praticante do esporte, a empresária Vânia Vieira diz que utiliza o night bike para desanuviar a cabeça após um longo dia de trabalho. “Além do benefício do esporte em si, eu conheci vários amigos. Nunca estou só. E gosto de pedalar na tranquilidade da noite. Como sempre tem muitas pessoas, me sinto segura”.
AMOR E AMIZADE
A psicóloga Soraya Macedo não esquece o dia em que começou a praticar o night bike: 14 de junho de 2009. Nesses quatros anos de atividade, carregou o marido e amigo Fernando Reis e conheceu várias pessoas, com quem tem amizade até hoje. “É um local legal. Um point de amizade, diversão e alegria. Teve inclusive um casal que se conheceu aqui. Fomos ao casamento deles de bicicleta. No dia dos namorados viemos comemorar a data pedalando, debaixo de chuva”, lembra Soraya.
DICAS PARA O CICLISTA AMIGO:
- Nunca esquecer o capacete. É obrigatório e fundamental para sua segurança;
- Siga todas as instruções dos guias night bike;
- Aprenda e respeite as regras de trânsito;
- Pedale sempre em fila indiana, dois a dois;
- Não ande em zigue zague nas ruas e avenidas;
- Se for empurrar a bicicleta, vá para o canto direito;
- Não freie bruscamente. Se parar, verifique se tem alguém atrás de você;
- Antes do passeio, faça uma revisão na bicicleta;
- Use roupas adequadas ao ciclismo;
- Leve água e algo para comer durante o passeio. Divida, quando necessário.
Serviço
Esporte & Bike
Onde: rua Ana Bilhar, 1680 - Varjota
Quando: passeios às segundas e quartas-feiras, a partir das 20h30min
Quanto: contribuição voluntária e não obrigatória de R$ 2
Aluguel de bicicleta: R$ 15 (inclui capacete e carro de apoio)
Outras informações: (85) 3267 7425 (Gilberto Pereira)
Subway Bike
Onde: avenida Washignton Soares, 1500 – Luciano Cavalcante. Saída do estacionamento da Subway Bike, em frente à Universidade de Fortaleza (Unifor)
Quando: passeios às segundas e quartas-feiras, a partir das 20 horas
Outras informações: (85) 3278 2479
JC João Ciclo
Onde: rua Costa Barros, 1706 - Aldeota
Quando: passeios às segundas e quartas-feiras, com saída às 20 horas
Outras informações: (85) 3248 8304
|