Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece segue com espetáculos gratuitos no Sesc Senac Iracema até sábado
Iniciado no último dia 17 de julho, o tradicional Festival de Esquetes da Companhia Teatral Acontece, que, este ano, alcançou sua décima edição, segue até o próximo sábado, 27, com programação distribuída em quatro palcos de Fortaleza: Sesc Senac Iracema, Teatro Antonieta Noronha, IFCE, sede do Grupo Expressões Humanas e Theatro José de Alencar. As mostras "Perfecta", "Fecta Convida", "Vespertina e Noturna" conduzem o calendário.
Nesses últimos dias, a programação passa a se concentrar no Sesc Senac Iracema, depois da novidade de passar pelo Teatro Antonieta Noronha, reformado recentemente. "Essa semana inicial foi muito positiva. Vimos, pela primeira vez, o Antonieta Noronha lotado em todas as noites de Fecta. Isso é histórico para nós que fazemos este festival", afirma Almeida Júnior, organizador do evento.
Público
Com dez dias de programação, o Fecta cumpre seu papel de dar oportunidade aos artistas teatrais que precisam de espaços físicos para experimentar suas pesquisas, seja criando novas montagens - que podem vir a se tornar espetáculos longos - ou mesmo estabelecendo uma nova perspectiva sobre eles.
É o caso de "Otelo", montagem do Coletivo Cambada que, durante o evento, foi apresentado em versão de cortes, com o diretor João Joca Andrade sobre o palco. O grupo, homenageado pelo evento, se apresentou no último dia 17 no Teatro Sesc Senac Iracema.
O incentivo ao surgimento e à revelação de grupos teatrais sempre foi uma das características do Festival, que já acontece desde 2004. Algumas das companhias surgidas a partir do festival foram Pantim (Boa Viagem/CE) e Garajal (Maracanaú/CE).
"Creio que nossa principal marca é a credibilidade. Conquistamos um público fiel, seja entre os atores e as companhias, que se dedicam a participar do evento, seja entre a plateia, composta, muitas vezes, de gente que nunca foi ao teatro", afirma Almeida Júnior. Além dos espetáculos, o Festival de Esquetes promoveu ainda atividades fora do palco, com oficinas de formação/capacitação, palestras e debates em comemoração aos dez anos.
Calendário
Nesta quinta-feira, dia 25, a Mostra Noturna acontece no Sesc Senac Iracema e reúne cinco espetáculos. O primeiro deles, "Não Tem Dois Pais", da Cia. Teatral Acontece, é apresentado fora da competição, apenas como convidado. A noite segue com "O Gostosão", da Cia. Teatro Plural; "Entre Quartos", do Grupo Teatral Loa; "As mulheres de Nelson", do Grupo Criale; e "O Tempo de um cigarro", do Grupo Panelinha. Como afirma Almeida, uma das vantagens de um festival de esquetes é manter contato com diversas linguagens em um mesmo palco. "São de quatro a cinco apresentações por noite: dramas, comédias, teatro contemporâneo, formatos mais tradicionais... É possível ver de tudo. Então, acaba sendo um excelente meio de se formar plateias, por exemplo", comenta.
Já na sexta, a partir das 18h, a Mostra Noturna é aberta por Tarciana Castelo Branco e Leila Ramos, com "Querido Bebeu", também a convite do evento. Tarciana, ao lado de Almeida e do iluminador Wallace Rios, foi responsável pela primeira edição do Festival de Esquetes, há dez anos.
Após "Querido Bebeu", o Grupo Ortaet, de Iguatu, apresenta a esquete "Deus", seguida por "Longe de Casa", do Coletivo Senara, de Fortaleza; e "Pássaro Fora do Ar", do Núcleo Curare, de Porto Velho, Rondônia. A noite é encerrada com "#Hamlet Máquina", do Núcleo de Atos Estéticos, de Juazeiro do Norte.
O encerramento acontece no sábado, às 18h30, no Theatro José de Alencar, quando o festival retorna ao seu lugar de origem. Na Praça Mestre Pedro Boca Rica, apresenta-se um trecho do espetáculo Guerreiros, do Grupo Mira Ira; além da entrega da Comenda Carri Costa em homenagem aos 31 anos do tradicional grupo de cultura popular ligado ao Instituto Federal do Ceará.
Serão ainda conhecidos os grupos que se destacaram nesta edição. "Vamos selecionar primeiro, segundo e terceiro lugares, pelo júri técnico, e o vencedor por júri popular. Os quatro espetáculos estarão inclusos na programação do Cenas Curtas, da Secultfor, em setembro; e também, no mesmo mês, na agenda do Centro Cultural Banco do Nordeste, com cachês pagos pelas instituições", afirma Almeida.
Durante a ocasião, acontece ainda o lançamento da segunda edição da revista DocCena e a entrega do troféu João Andrade Joca, que, desta vez, praticamente volta aos braços do criador, já que será entregue ao Coletivo Cambada, do qual faz parte como diretor. A noite termina ao som de DJ Wladmir Cavalcante.
Mais informações:
Fecta. Amanhã, dia 25, e sexta-feira, dia 26, no Sesc Senac Iracema (Rua Boris, 90 - Praia de Iracema), a partir das 18h. No sábado, encerramento, às 18h30, no Theatro José de Alencar (R. Liberato Barroso, 525 - Centro). Gratuito. Contato: (85) 8865.8687
|