Completando 40 anos do lançamento de seu primeiro disco, o cantor Ednardo faz show gratuito neste sábado, na Praça Verde do Dragão do Mar. Na ocasião, o cearense gravará DVD comemorativo
Em 1973, mais precisamente há 40 anos, Ednardo, ao lado de Rodger Rogério e Teti, mais dois grandes nomes da música cearense, gravava seu primeiro disco, intitulado "Meu Corpo Minha Embalagem Todo Gasto Na Viagem - Pessoal do Ceará", obra que marcaria o início de uma carreira de sucesso na MPB.
A comemoração pelo aniversário do disco, que continua encantando gerações, não poderia ser melhor. Em um show aberto ao público, em plena Praça Verde do Dragão do Mar, a partir das 21h, Ednardo gravará um DVD ao vivo, em um super evento.Para a grande ocasião, o artista será acompanhado de talentosos músicos cearenses e contará com algumas participações especiais e parceiros de longa data: Rodger Rogério, Teti, Manassés de Sousa e o paraibano Chico César, seu parceiro na música "Única Pessoa", do CD homônimo lançado por Ednardo em 2001.
Trajetória de sucesso
De 1973 - quando lançou os hits "Beira Mar", "Terral" e "Ingazeiras" - para cá, Ednardo alçou voos maiores, encantando o Brasil inteiro com suas canções, chegando a ter destaque internacional.
Ao todo, são mais de 400 músicas distribuídas em 15 discos originais, 16 coletâneas, duas trilhas musicais para teatro, dois especiais para TV e quatro trilhas musicais de cinema.
Dentre suas canções mais conhecidas está o sucesso de 1976, "Pavão Mysteriozo", tema de abertura da novela "Saramandaia", da Rede Globo, que neste ano foi relançada, em nova versão.
Em seu show, o músico promete ainda passear por outros hits da carreira, como "Artigo 26", disco Berro (1976), "Enquanto engoma a calça" - coautoria com Climério - e "A Manga Rosa" (Ednardo, 1979), que já foram gravadas por mais de 50 diferentes intérpretes e tocam em países como Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Alemanha, Japão, Israel, Cuba, México, Argentina, Uruguai, comunidades Latino-Americanas dos Estados Unidos, entre outros.
A riqueza musical de Ednardo nessas quatro décadas de carreira rompe quaisquer rótulos dados ao seu estilo, já que foi um dos responsáveis por ampliar a uma dimensão nacional, as manifestações culturais nordestinas - maracatu, frevo, forró, baião e cordel, misturando-as ao rock, blues, canções românticas, boleros e outros ritmos, resultou em uma obra múltipla.
Mais informações
Ednardo - 40 anos de Canção Show e gravação do DVD. Dia 27 de julho, às 21 horas, na Praça Verde do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81). Gratuito. Tel.: 3488-8600.
|