Ao lado da mundana companhia (SP), Camila Pitanga estreia, neste fim de semana, em Fortaleza, "O Duelo". Em uma experiência inédita de teatro, o projeto passou por três municípios do sertão cearense para se construir com a adesão de novos atores
Após 43 dias de viagem, de 1° a 13 de julho, a companhia paulista promoveu intercâmbio cultural, troca de experiências artísticas, ensaios abertos, entrevistas e oficinas em três municípios do sertão cearense: Arneiroz, Lavras da Mangabeira e Iracema.
A equipe da companhia conta com 20 pessoas
A experiência faz parte do projeto "O Duelo", espetáculo teatral inspirado na novela do russo Anton Tchekhov, que estreia neste final de semana, no Theatro José de Alencar, inaugurando a turnê nacional que viaja por mais oito cidades brasileiras até dezembro.
Em entrevista ao Zoeira, Camila Pitanga, convidada especial do elenco, que também atua como produtora da peça, falou sobre o projeto. O convite para participar de "O Duelo" veio do ator e fundador da mundana companhia (SP), Aury Porto, cearense radicado em São Paulo.
"Conheci a companhia quando assisti a peça ´O Idiota´ em sua temporada no Rio de Janeiro. Eu e Aury temos amigos em comum, e nesse período nos aproximamos. Eu já tinha o desejo de voltar ao teatro, e estava procurando uma caminho que primasse pelo trabalho de pesquisa, de imersão. Em um banho de cachoeira no Horto , abri meu coração para ele, dividi meus anseios de artista, minha paixão pelo teatro. Nossa amizade foi se fortalecendo até que ele me trouxe a novela ´O Duelo´ quando estávamos viajando de férias, em Carneiros. Fizemos uma leitura e foi um estalo lindo de encantamento", relembra.
O Ceará foi escolhido para ser a primeira parada do grupo, que conta com uma equipe de 20 pessoas. Segundo a atriz, a ideia era sair do eixo Rio-São Paulo. "Nós queríamos sair do nosso eixo pessoal para construir um só, da companhia, voltado para a experiência do teatro. Existia também o desejo de conhecer o sertão do Ceará, desenvolver um espetáculo espelhando-se na convivência com o sertanejo", conta.
Participativo
Para Camila, a metodologia participativa no sertão "agregou uma experiência que marcou cada ator da companhia de teatro".
"Houve uma troca muito bonita entre nós e as pessoas que conhecemos. Os debates, assim como as oficinas, possibilitaram fortalecer a ideia de que a cultura nativa de cada cidade tem que ser valorizada. Conhecemos, escritores, músicos e artistas que nos trouxeram informações que afetaram a criação do nosso espetáculo. Levamos conosco, em nosso corpos, sentimentos, paisagens, os sons de grilo, os sapos, o baião de dois, as festas juninas, os banhos nos açudes, enfim, uma memória povoada de abundância criativa e beleza".
Em sua terceira experiência como produtora teatral, a atriz é pura felicidade. "A ele [Aury] tenho total gratidão pela experiência que estou vivendo. Ele é um cearense obstinado, luminoso!", diz.O último trabalho da atriz na televisão é recente. Foi em 2012, na novela "Lado a Lado". Na trama, ao lado de Marjorie Estiano, foi uma das protagonistas, no papel de Isabel. Por enquanto, ela revela estar comprometida exclusivamente com o teatro. "Devo voltar à TV somente ano que vem", adianta.
Mais informações
O Duelo
Espetáculo teatral em cartaz nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de agosto, no Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 - Centro). Às quintas, sextas e sábados, às 19h, e aos domingos, às 18h. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Contato: (85) 3101.2583.
|