Rir está na moda! Humoristas do teatro, televisão e, principalmente, da internet estão ganhando cada vez mais força no cinema nacional. Títulos de comédia como O Concurso, Vai Que Dá Certo, Muita Calma Nessa Hora e Os Penetras mostraram o talento dessa nova geração do humor que vem conquistando públicos de todas as idades. Marcelo Adnet, Tatá Werneck, Gregório Duvivier, Paulo Gustavo e Danilo Gentili são exemplos de nomes de mais destaque na arte do riso. Alguns, inclusive, não tinham a pretensão de atuar nas telonas quando inicialmente apareceram na TV ou em vídeos no YouTube. Adnet, por exemplo, é graduado em Comunicação Social, escrevia colunas esportivas para o jornal O Globo e atuava nos programas televisivos Toma Lá Dá Cá, A Grande Família e Cilada.
E esse movimento de levar nossos comediantes pra telona está dando tão certo, que a comédia é o gênero de maior sucesso comercial no Brasil nos últimos tempos. O longa O Concurso, lançado há duas semanas, já atingiu a marca de 290 mil ingressos vendidos. Um dos protagonistas, Fábio Porchat, se tornou reconhecido através do super acessado canal de vídeos na internet Porta dos Fundos. Desde 2007, Porchat já atuou em sete filmes, três somente em 2013. O longa ainda reúne Sabrina Sato, uma das estrelas do programa Pânico na Band, e o já consagrado Danton Mello, que participa de sua décima produção.
Vai que dá certo, um dos recordistas nacionais de bilheteria deste ano, com 2,7 milhões de ingressos vendidos, também conta com a presença de Danton Mello, Fábio Porchat, o ator do canal Porta dos Fundos Gregório Duvivier, e Bruno Mazzeo, filho do humorista Chico Anysio.
Já o comediante Paulo Gustavo, o elétrico e simpático careca que protagoniza o programa 220 volts no canal fechado Multishow e o recém-estreado Vai que Cola, da mesma emissora, já colhe os frutos do sucesso com o filme Minha Mãe é Uma Peça, que é baseado na peça homônima escrita e atuada por ele. O longa está pela quarta semana consecutiva no topo dos mais vistos no Brasil e se aproxima dos 3,5 milhões de espectadores.
Outra comediante que disparou no corredor da fama foi Tatá Werneck, a periguete Valdirene de Amor à Vida (Globo). Ela começou com seu humor escrachado em programas da MTV e foi logo escolhida como comediante mais engraçada do Brasil, em votação no site UOL em agosto de 2010. Tatá já atuou em três filmes, sendo o último De Pernas pro Ar 2, ao lado da consagrada Ingrid Guimarães.
QUEM SÃO?
FÁBIO PORCHAT
Trocou a faculdade de Administração pela carreira de ator e roteirista. Escreveu peças de teatro e esquetes para os programas da Rede Globo Zorra Total, Os Caras de Pau, Esquenta e outros. Porchat tornou-se conhecido com os vídeos do grupo Porta dos Fundos, exibidos no YouTube.
PAULO GUSTAVO
O ator construiu sua carreira principalmente nos palcos do teatro. Trabalhou em diversos programas de televisão, como 220 Volts, Minha Nada Mole Vida e A Diarista. Sua primeira participação de destaque no cinema foi em Divã, mas o sucesso veio com Minha Mãe é uma Peça - O Filme, um dos maiores destaques do cinema brasileiro em 2013.
MARCELO ADNET
Formado em Comunicação, Marcelo Adnet seguiu a carreira de ator especializado em improvisação. Foi no canal MTV, com os quadros 15 Minutos e Comédia Ao Vivo, que ele ficou conhecido. Seu maior filme até hoje foi Os Penetras, visto por 2,5 milhões de pessoas. Recém-contratado pela Rede Globo, Adnet foi o protagonista da série O Dentista Mascarado.
GREGÓRIO DUVIVIER
Formado em Letras, mas trabalha como ator desde criança. Aos 16 anos de idade, criou o espetáculo Z.É Zenas Emprovisadas, junto de Marcelo Adnet, entre outros. É escritor e roteirista de séries de televisão como As Cariocas, As Brasileiras e Louco Por Elas, mas foi com os vídeos do grupo Porta dos Fundos que ganhou notoriedade.
EDUARDO STERBLITCH
Conquistou a fama com as aparições no programa Pânico. Criador dos personagens César Polvilho, Freddy Marcury Prateado e Ursinho Gente Fina, ele também atuou nas peças Deznecessários e O Melhor Melhor do Mundo. Seu primeiro papel no cinema veio com a comédia Os Penetras, onde atuou com Marcelo Adnet e Mariana Ximenes.
BRUNO MAZZEO
Ele começou a carreira escrevendo programas cômicos como A Diarista e Cilada. O sucesso como ator veio com o seriado Cilada e a participação no filme Muita Calma Nessa Hora. Seus maiores sucessos foram os filmes Cilada.com e E Aí... Comeu?.
TATA WERNECK
Graduou-se em Publicidade e Propaganda e em Artes Cênicas. Tatá fez sua primeira aparição na MTV em 2010 no programa Quinta Categoria. Ainda no mesmo ano ela integrou o elenco do Comédia MTV, junto com Marcelo Adnet e Dani Calabresa.
|