Aprovados serão capacitados para atuar como facilitadores em oficinas de valorização patrimonial e cultural
O projeto Patrimônio para Todos, realizado pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) através da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), lança edital para seleção de 26 jovens para atuarem como facilitadores em oficinas de formação na área de valorização do patrimônio cultural.
Promovido desde 2009 pela Escola, o projeto consta de uma série de oficinas e viagens ao interior do Ceará para o resgate e valorização da memória e da história muitas vezes esquecida pelos livros. Para participar, é necessário estar na faixa etária entre 18 e 29 anos, ter concluído o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino e ter renda familiar de até meio salário mínimo."(O projeto) provoca que os jovens realizem essa aventura através das memórias de suas próprias localidades", explica João Paulo Vieira, historiador e coordenador pedagógico do Patrimônio para Todos. Os aprovados serão capacitados para realizar oficinas, coordenar pesquisas ligadas ao registro de manifestações culturais e produzir conteúdos para o blog do Projeto "Patrimônio Para Todos - uma aventura através das memórias - edição 2013".
"Essas oficinas inovam na maneira da relação que elas estabelecem com o patrimônio", detalha Vieira. "Elas fazem uma espécie de sensibilização e consulta para que os próprios moradores digam o que é mais relevante, mais interessante, o que merece ser lembrado e esquecido de suas próprias histórias".
Durante a fase de formação, onde serão ministradas cem horas de aulas, os jovens precisam dispor de quatro horas diárias no turno da tarde, de segunda-feira a sábado. Já na etapa de realização das oficinas de educação patrimonial nas comunidades, onde trabalharão como facilitadores ou monitores, o tempo disponível deve ser de oito horas por dia durante uma semana (segunda a sábado), segundo o cronograma de atividades a ser informado pela EAOTPS. Os benefícios oferecidos para a participação no projeto Patrimônio para Todos são remuneração, vale-transporte, lanche e fardamento.
Inscrições e seleção
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem se encaminhar a uma das instituições geridas pelo IACC: Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ou Centro Cultural Bom Jardim. Os documentos que devem ser apresentados são formulário padrão de inscrição disponível no local; declaração de legitimidade das informações prestadas; cópia de documento de Identificação, válido na data da solicitação da inscrição; cópia legível de comprovante de pagamento da última conta de luz ou água; cópia do certificado de conclusão do ensino médio em escolas da rede pública de ensino e comprovação de renda própria e/ou familiar - pais e moradores da casa.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 20 de agosto, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h.
Processo
A seleção dos candidatos se dará após análise documental, avaliação escrita e oral, análise de interesse e disponibilidade, avaliação de desempenho na capacitação. Todas as etapas serão realizadas por uma comissão técnica, composta de representantes do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult). Os resultados serão divulgados em até cinco dias após a finalização do processo, através da publicação da lista homologada dos selecionados no site do Centro Dragão do Mar (http://www.dragaodomar.org.br/) e da EAOTPS (http://www.eao.org.br/). A previsão é para 30 de agosto de 2013.
Mais informações
Seleção do Projeto Patrimônio para Todos. Até 20/08, em horário comercial. na Escola de Artes e Ofícios (Av. Francisco Sá, 1801 - Jacarecanga); Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema) e Centro Cultural Bom Jardim (Rua Três Corações, 400, Bom Jardim).
Contato: (85) 3238.1244
|