Depois de muita expectativa, estreia hoje em Fortaleza o longa cearense "Cine Holliúdy", de Halder Gomes. A comédia retrata o cinema mambembe no interior do Ceará, na década de 70
Os cearenses esperaram ansiosamente por essa estreia. O compartilhamento e as visualizações em massa nas redes sociais do trailer de "Cine Holliúdy", uma produção que é cara do Ceará, já antecipam o sucesso da comédia de Halder Gomes.
O cearense, responsável pela direção de "The Morgue" (2008) e "As Mães de Chico Xavier" (2011), além de ter coproduzido "Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito" (2008), e produzido"Área Q" (2011), inspirou-se em seu curta metragem "Cine Holliúdy - O Astista Contra o Caba do Mal" (2004) para compôr a nova produção.Uma verdadeira homenagem à infância do próprio diretor, "Cine Holliúdy" retrata a chegada da televisão no interior do Estado em detrimento dos pequenos cinemas mambembes na década de 1970.
Usando o melhor do humor cearense, o longa-metragem, que se passa na pequena cidade de Pacatuba, conta como o dono do cinema "Cine Holliúdy", o sonhador Francisgleydisson interpretado por Edmilson Filho, entra nessa luta para manter vivo na cidade o amor pela sétima arte, pela qual é apaixonado.
Para isso, além de promover as intimistas sessões de cinema, ele é produtor e ator dos próprios filmes, repletos de ação e muitos golpes de artes marciais no melhor estilo Bruce Lee. Coisa que não é nada difícil para Edmilson e Halder, ambos veteranos na prática de taekwondo.
Embora se utilize do humor típico cearense e dos vários estereótipos em seus personagens, o objetivo da produção é ser universal. Cheio de referências a filmes antigos e músicas, traz no elenco uma combinação de atores locais, nacionais e internacionais, entre os quais destacam-se Miriam Freeland, Roberto Bomtempo,João Netto, Falcão, Haroldo Guimarães, Fiorella Mattheis, Angeles Woo, filha do diretor chinês, John Woo, e o cantor Marcio Greyck.
A brincadeira em referência aos clássicos hollywoodianos que tanto amamos se completa com a legenda em português para os que não entenderem o sotaque cheio de originalidade dos cearenses.
O orçamento não foi dos maiores, o roteiro é autoral e a divulgação menos glamourosa, mas nada impedirá que "Cine Holliúdy" chegue aos cinemas nordestinos ainda este mês e ganhe exibições nas salas de todo o Brasil.
|