RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias

12/08/2013 

Patrimônio: Iphan e comunidade restauram relíquias da igreja matriz de Aquiraz

Cerca de 300 anos depois de pintados, os painéis da Igreja Matriz de Aquiraz tinham sido atingidos por cupim e besouro brocador. Uma parte da decoração estava degradada. O forro recebeu, numa das várias alterações ao longo das décadas, uma repintura diferente da original. As tábuas se desnivelaram, e algumas se afastaram a ponto de comprometer os painéis. Goteiras escorreram pelas pinturas, esbranquiçando os desenhos em muitos pontos. Diante desse quadro, o Iphan decidiu coordenar e financiar uma restauração da estrutura e das peças.

Os painéis, cuja autoria e data de execução são desconhecidos, encontram-se no altar-mor da Igreja Matriz São José de Ribamar. Eles recontam a vida de São José e da Sagrada Família. Numa superfície de cerca de 6 por 13 metros, 15 molduras octogonais – três das quais absolutamente em branco – possuem tamanhos que variam. Algumas têm quase dois metros de largura. As pinturas são parte da história da catequização jesuítica no Estado e remontam à origem de Aquiraz, que este ano completa três séculos desde sua elevação à condição de primeira vila do Ceará.

Uma restauração, que começou em janeiro, deve sanar os problemas de degradação das pinturas – ou pelo menos a maioria deles, uma vez que o tempo e a má conservação castigaram sobremaneira o trabalho. A comunidade se articula desde 2011 na tentativa de preservar a Igreja. Ao custo de R$ 53 mil, uma reforma precedeu em 2012 o conserto dos painéis. O objetivo era evitar que a estrutura deficiente – com suas telhas e calhas antigas – continuasse danificando as pinturas após a iniciativa de recuperação.

Segundo o arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Francisco Veloso, que acompanha os trabalhos na Cidade, o projeto partiu da seção local do órgão, que deverá desembolsar, por via federal, cerca de R$ 140 mil. “Havia tinta sobreposta no forro, nos panos de fundo. Nos painéis, havia uma camada de verniz muito grossa, que foi eliminada”, destaca Hélio de Oliveira, coordenador da restauração. Ainda haverá uma segunda fase de trabalho de limpeza. A previsão era de que todo a restauração fosse concluída até o dia 15 de agosto, quando o Município comemora 300 anos de evangelização. Entretanto, problemas de saúde de técnicos ligados ao serviço acabaram por adiar a data de término. Por ora, não há previsão para a conclusão dos trabalhos.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

O Vida & Arte Cultura de ontem mostrou a importância – estética, histórica e religiosa - dos painéis localizados no altar principal da Igreja Matriz de Aquiraz. A pintura dos painéis remonta à origem da cidade, que este ano completa 300 anos. Na matéria de hoje, o foco é a restauração das obras

Saiba mais

Em 14 de março de 1727, o capitão-mor João de Barros Braga, uma espécie de chefe militar da época, doa terreno na Vila de São José de Ribamar de Aquirás aos jesuítas que requeriam há tempos morada naquela localidade. Esses religiosos haviam chegado ao território nacional desde meados do século XVI e no Ceará a partir de 1607.

A ideia era construir, o que acabou realizado, um Hospício, local de paragem para religiosos doentes, exaustos do trabalho missionário ou idosos. Junto, ergueram também um colégio e uma capela.

Os painéis tinham o objetivo religioso de instrução para os europeus analfabetos e para os índios que não falavam a língua portuguesa. Havia um grande intercâmbio de religiosos artistas que seguiam aos diferentes aldeamentos de catequização formando pintores.

Fonte: O Povo
Última atualização: 12/08/2013 às 10:46:50
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

 

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet içerir.
seks sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri yorumu. Üstün hd seks porno videolari itibaren bulunmakta.
Kayitli olmayan kileriler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel sitesi. Programsiz ve basit mp3 müzik programı sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001 (85) 3252 4266/3226
9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

porn izle - sohbet telefon - sohbet hatti - porno - porno film
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br