RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias

14/08/2013 

Teatro: espetáculos feitos para pais e filhos

Encontro de Narrativas para a Infância debate a dramaturgia que é encenada para crianças e toda a família

O Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC), que acontece todos os anos em outubro, mostra que teatro é coisa séria, mas não deixa de ser também uma coisa de criança. Em agosto de 2013, o Encontro de Narrativas para a Infância antecipa a 3ª edição do festival oferecendo a pais e filhos a oportunidade de participar de oficinas, debates e palestras a respeito da dramaturgia infantil.

A ideia do evento é fomentar um ambiente fértil ao intercâmbio de conhecimentos e vivências entre artistas cênicos e público, de forma não só a expandir repertórios, mas também de romper paradigmas e incentivar novos olhares sobre a produção teatral infantil. O objetivo não é apenas compartilhar, mas também debater as subjetividades narrativas, estéticas e dramatúrgicas do cênico para crianças, sem esquecer conectar discussões à produção artística e práticas socioculturais.

Entre 8 e 11 de agosto, o mestre em Teatro e professor assistente do curso de Ensino de Teatro da Unirio, Miguel Vellinho, esteve em Fortaleza para debater os desafios do teatro infanto-juvenil. Hoje e amanhã, as atividades serão ministradas por Karen Acioly, atriz, dramaturga e teatróloga com extensa produção teatral voltada principalmente aos públicos infantil e infanto-juvenil. Karen começou a fazer teatro ainda na escola, aos sete anos de idade. O primeiro prêmio veio aos 21, com o troféu Mambembe para o espetáculo De Repente, no Recreio. A peça lotou o Teatro dos Quatro e o Teatro Villa-Lobos, ambos no Rio de Janeiro, cidade natal da autora. A trama era inspirada nas próprias memórias de Karen e retratava as situações vividas por crianças e adolescentes no recreio.

Peça

De Repente, no Recreio é o primeiro dos 28 espetáculos infanto-juvenis escritos e dirigidos por ela, além de outros dez em que foi responsável apenas pela direção. O troféu Mambembe abriu as portas para os prêmios Sharp, Coca-Cola, Zilka Salaberry e Maria Clara Machado. Em 2008, Acioly recebeu o Prêmio de Melhor Livro de Teatro pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), por "Tuhu, o menino Villa-Lobos". Também escreveu "Livre História do Teatro Infantil", reunindo vários depoimentos de artistas e profissionais da área sobre o assunto. A dramaturga é também fundadora e diretora do primeiro Centro de Referência Cultura Infância do Brasil, no Rio de Janeiro. Em Fortaleza, comanda atividades sob o mote "Dramaturgia para crianças e toda a família". Hoje, a partir das 18h30, ela participa de uma palestra na Vila das Artes que introduz o debate acerca dos processos criativos da arte para crianças que acontece durante a reunião de pensadores de diferentes linguagens em uma mesa-redonda. Para este tema estarão presentes Flávio Paiva (literatura), Sabina Colares (audiovisual), Carlos dos Santos e Mônica Maciel (dança), Larissa Montenegro e Samanta Sanford (teatro). A mediação é de Paula Yemanjá.

Amanhã, das 8h às 12h e de 14h às 18h, o espaço do Teatro Universitário se abre para uma oficina com vinte pessoas também voltada para a dramaturgia envolvendo crianças e familiares. As inscrições já foram encerradas.

Mais informações:
Encontro de Narrativas para a Infância - Dramaturgia para crianças e toda a família
Hoje: Palestra com Karen Acioly e Mesa-Redonda na Vila das Artes (18h30 às 21h30)
Amanhã: Oficina de Karen Acioly no Teatro Universitário (8h às 12h e 14h às 18h)

Fonte: Diário do Nordeste
Última atualização: 14/08/2013 às 10:39:11
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

 

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet içerir.
seks sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri yorumu. Üstün hd seks porno videolari itibaren bulunmakta.
Kayitli olmayan kileriler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel sitesi. Programsiz ve basit mp3 müzik programı sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001 (85) 3252 4266/3226
9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

porn izle - sohbet telefon - sohbet hatti - porno - porno film
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br