Programação oficial do festival tem início nesta semana, no teatro do shopping Via Sul, com espetáculo cearense
Durante esta semana, de 21 a 25 de agosto, é celebrada a 11ª edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, realizada no Teatro do Shopping Via Sul, mas com ações descentralizadas, em terminais de ônibus, presídios feminino e masculino de Fortaleza e Itaitinga, além de outros dez municípios do interior do Estado.
"Ativistas da Paz" (BA), "O Morto e a Donzela" (CE) e "A Vida é Sempre Bela" (RJ) são alguns dos espetáculos que serão apresentados até 25 de agosto. Ingressos serão trocados por alimentos e água
Com o tema "A juventude não é apenas um período de vida, mas uma qualidade de alma", a edição 2013 presta homenagem ao Papa João Paulo II, considerado um dos principais pacifistas da humanidade dos últimos anos.
Principal
Este ano, a mostra principal não acontece no Theatro José de Alencar, tradicional casa do evento, por conta do período de reformas. Por isso, o teatro do Shopping Via Sul passa a absorver a programação, que tem início com o espetáculo cearense "O Morto e a Donzela", amanhã, às 21h. A montagem leva ao palco três personagens com visões bem distintas da transcendentalidade: um médico ateu, um padre tradicionalista e uma cigana.
"No ano passado, a autora da peça, Caroline Freire, apresentou-me esse texto. Gostei muito. Vi que, além do humor, ele trazia uma reflexão interessante sobre vida após a morte e as diversas espiritualidades. Por isso, resolvi aceitar o desafio", afirma Karla Karenina, atriz de "O Morto e a Donzela". Na comédia, situada no sertão da década de 1940, Karla interpreta Margarida, a mulher do coveiro - ranzinza e fofoqueira. "Ela é muito diferente de outras personagens que já fiz e isso é excelente, nada como experimentar".
Reconhecida por sua personagem Meirinha, Karenina já acompanhava o evento em outras edições. "O festival é a arte propondo histórias que promovem o bem, a paz e, junto a isso, também ajudando a quem precisa, com a arrecadação de água e de alimentos. Isso só reforça a minha ideia de que o ator tem uma responsabilidade social", defende Karenina.
Repertório
Além de "O Morto e a Donzela", as peças escolhidas pela comissão de seleção da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental este ano são: "Por um Fio" (SP), encenada pela companhia Conto em Cantos, criada a partir do universo das feiras populares; "Samara Sempre Sabe" (RJ), da companhia Amigos da Luz, se baseia na vida de Eldora Montgomery, uma senhora simples de Nova Jérsei que tem apenas dois sonhos na vida: se mudar para Nova York e comprar uma televisão colorida; "Um Amor de Renúncia" (SP), que trata de uma história de amor impossível.
Há ainda "Ativistas da Paz" (BA), que retrata o conflito entre dois jovens envoltos na violência e nos valores materialistas; e "A Vida é Sempre Bela" (RJ), um monólogo de Nelson Xavier, que durante toda a vida lutou por ideais socialistas e se considerava filosoficamente materialista, sendo levado, por uma doença e o trabalho em um filme, a entrar no universo espírita e a representar o próprio Chico Xavier.
Os ingressos para as peças podem ser obtidos mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis e um litro de água para cada ingresso. São quatro os pontos de troca em Fortaleza: shoppings Aldeota, Benfica, North Shopping e Via Sul.
Mais informações
11ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental. De 21 a 25 de agosto. Ingressos: shoppings Aldeota, Benfica, North e Via Sul. Site: http://teatrotranscendental.com/
Mostra Itinerante circula por terminais e presídios
A programação oficial tem início amanhã, mas as ações paralelas da mostra já estão acontecendo. Para a Mostra Itinerante são selecionados espetáculos para percorrer municípios do interior, terminais de ônibus de Fortaleza, além de presídios e casas de medidas socioeducativas.
O circuito por cidades cearenses começou em Iguatu, no último dia 16. Passou por Icó, Horizonte e Aracati. Hoje, chega à Guaiuba e de lá segue para Maracanaú (21), Limoeiro do Norte (22), Jijoca de Jericoacoara (23), Viçosa do Ceará (24) e, por fim, Guaraciaba do Norte (25). Todas as apresentações vêm acontecendo às 20h (com exceção de Viçosa, que será às 21h), no teatro de cada cidade. Limoeiro do Norte e Aracati, no entanto, receberão os espetáculos em auditórios de fácil acesso, segundo a organização.
Outros públicos
De ontem ao dia 22 de agosto, sempre às 18 horas, os terminais de ônibus da Capital recebem apresentações do teatro de bonecos "O Mamulengo que Enganou a Morte".
Pensando em dar a todos a oportunidade de acompanhar os trabalhos da Mostra Itinerante, a peça "Samara Sempre Sabe", da Cia Amigos da Luz - RJ, foi selecionada para ser realizada em presídios e casas de medidas socioeducativas. Essa ação já é promovida a quatro anos pelo festival.
As apresentações começaram ontem (19) no IPF - Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa e continuam hoje (20) no CEABM - Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota.
Nesta quarta-feira (21) chega ao Centro Educacional Dom Bosco e quinta-feira (22) no IPPOO 2 - Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira 2, sempre às 9h.
"Samara Sempre Sabe" é inspirado nos antigos clássicos da comédia pastelão. Eldora Montgomery, uma senhora simples, é convencida por uma amiga a montar um "negócio de vidência".
Até certa altura, elas se dão bem e ganham muito dinheiro, mas acabam se metendo em situações perigosas.
SAIBA MAIS
Municípios
Hoje, dia 20/08 - Guaiuba
Amanhã, dia 21/08 - Maracanaú
Quinta-feira, dia 22/08 - Limoeiro do Norte
Terminais de ônibus
- Hoje, dia 20/08 - Parangaba
- Amanhã, dia 21/08 - Siqueira
- Quinta-feira, dia 22/08 -Messejana *Apresentações sempre às 18h, espetáculo "O Mamulengo que enganou a morte"
Presídios e Casas de Medidas Socioeducativas
- Hoje, dia 20/08 - (CEABM - Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota)
- Amanhã, dia 21/08 - (Centro Educacional Dom Bosco)
- Quinta-feira, dia 22/08 - (IPPOO 2 - Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira 2).
*Apresentações de "Samara Sempre Sabe", sempre às 9h
|