Feira do Livro Infantil de Fortaleza promove uma série de oficinas para educadores, com dicas de leituras e artesanato
Uma feira cultural tem que ter uma função formativa, independentemente de seu porte. Esse é o pensamento do escritor Almir Mota, organizador da Feira do Livro Infantil de Fortaleza, que chega, este ano, à sua quarta edição.
De 28 a 31 de agosto, das 8h às 19h30, o evento leva para a Praça do Ferreira apresentações musicais, contações de histórias, lançamentos de livros, além da comercialização de títulos em estandes de 30 editoras."Notamos que, apesar dos atrativos, o professor não quer vir à feira apenas para passear ou adquirir novos livros. Ele anseia por formação, por aprender formas de diversificar sua aula e o seu contato com os alunos", afirma o organizador.
Diante da demanda dos professores que visitaram a feira nos anos anteriores, a organização decidiu, nesta edição, elaborar um calendário de oficinas e palestra voltado para os educadores, principalmente de crianças e pré-adolescentes.
Convidados
"Não temos muita estrutura, são apenas quatro dias de programação, mas mesmo assim quisemos tentar incluir oficinas. Para isso, contamos com muitos convidados de outros estados", afirma Almir Mota.
Amanhã, cedinho, às 9h, as atrizes Sâmia Bittencourt e Samara Garcia abrem os trabalhos. Sâmia é bailarina e palhaça, fundadora do projeto Circo Lúdico Experimental do qual Samara também é integrante. Esta, por sua vez, além de atriz é educadora. Ligadas à linguagem circense, ambas ensinarão os professores como absorver características do circo para dinamizar os momentos de leitura.
Às 14h40, a ilustradora do livro "Dona Baratinha", Selma Ginez, ministra oficina de patchwork. "A ideia é incentivar os educadores a elaborar livrinhos artesanais com seus alunos. Essa oficina veio do pedido de algumas professoras que queriam aprender artesanato", comenta. Esta oficina acontece no Espaço Baú de Leitura. Todas as outras, no entanto, serão realizadas no auditório da Secretaria de Cultura do Estado, no sexto andar do Cine São Luiz.
Na quinta-feira, pela manhã, Francisco Gilson fala sobre musicalização e contação de histórias para professores. Já às 14h, a escritora Arlene Holanda conversa sobre "A literatura na Sala de Aula".
Leitura
Na sexta-feira e no sábado, o foco é a leitura. Na tarde de sexta, a escritora e terapeuta Marta Martins, da Editora Cuca Fresca, ajuda os professores com um dos maiores desafios por eles enfrentado: a escolha adequada de livros. Sua oficina se chama: "Como estabelecer o cardápio de histórias que favorecem o desenvolvimento harmônico da criança."
Já no sábado, o convite é para educadores e pais: a escritora e ilustradora Marina Colasanti ministra palestra.
Marina nasce no norte da África, passa sua infância na Itália e vem para o Brasil no início de sua adolescência. Aqui, fixa residência e inicia suas incursões na literatura e na ilustração de livros.
"Marina tem muita experiência nesse ramo e vai conversar sobre a leitura em diversos aspectos. O interessante é que ela já escreveu livros para todas as idades, além de ser também ilustradora", explica Almir Mota.
Segundo a organização, até então as oficinas vêm recebendo diversas inscrições de professores do interior do estado. "Gente de Orós, Quixeré, Crato... É um fenômeno interessante, só demonstra o quanto há, de fato, uma carência da formação, de reciclagem, principalmente com quem trabalha com estudantes mais novos e quem pretende incentivar a leitura em suas salas de aula", observa Mota.
Mais informações
IV Feira do Livro Infantil de Fortaleza, de 28 a 31 de agosto, na Praça do Ferreira. Contatos:
(85) 3252.3343/ 8807.5332 e
http://www.flivrofortaleza.com/
|