Em 2013, o Festival Nordestino de Teatro traz novidades na programação para celebrar seus 20 anos
Duas décadas. Tempo suficiente não apenas para se consolidar no calendário cultural do Ceará, mas de se constituir espaço primordial para a construção da atual cena de teatro no Estado. Ao longo de 20 anos, o Festival Nordestino de Teatro (FNT) alcançou relevância não apenas em termos de público, mas por ter sido espaço para o surgimento de importantes espetáculos e companhias.
Espetáculos "Meire Love" e "Uma mão na face", do Bagaceira; "Os gigantes da montanha", "Romeu e Julieta" (Galpão), "Amor confesso" (Cia. Falácia) e "Sua Incelença, Ricardo III" (Clowns de Shakespeare): selecionados
Realizado na pequena cidade serrana de Guaramiranga, o evento foi idealizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) e promovido junto a instituições parceiras. Inicialmente com um formato enxuto, desde o início o festival apostou nas formação, no intercâmbio e na discussão sobre o pensar teatral.
Como resultado, hoje o FNT é referência no currículo de diferentes companhias dos nove estados nordestinos, não só pela participação em uma ou mais edições, mas pelos frutos gerados a partir dos debates sobre os espetáculos, dos encontros entre artistas e pesquisadores, das oficinas ou mesmo nas conversas informais em bares e cafés da cidade.
Novidades
Em comemoração, a edição 2013 do evento, de 7 a 14 de setembro, traz novidades relacionadas à efeméride. Uma delas é a Mostra Ceará - FNT 20 Anos, homenagem a grupos cujas trajetórias registram interseções com o percurso do Festival. A lista inclui Parque de Teatro, Pavilhão da Magnólia, Expressões Humanas, Trupe ´Caba de Chegar, Epidemia de Bonecos, Ninho de Teatro, Grupo Imagens, Grupo Pesquisa, Cia. Palmas e Bagaceira.
Ao todo, a programação conta com 35 espetáculos teatrais, além de reisados, dramas, cortejo, shows musicais e uma série de ações formativas. A abertura fica a cargo do grupo Galpão, que em 1992 levou ao pátio da Igreja Matriz de Guaramiranga o clássico "Romeu e Julieta", de Shakespeare, com concepção e direção de Gabriel Villela.
Em 2008 o grupo mineiro esteve novamente no FNT com "Pequenos Milagres", encenado no Teatro Municipal Rachel de Queiroz. Na comemoração dos 20 anos do FNT e de seus 30 anos, o Galpão volta ao pátio da Matriz de Guaramiranga e retoma a parceria com Villela, desta vez, com a montagem do último texto escrito pelo dramaturgo italiano Luigi Pirandello, "Os Gigantes da Montanha".
Já o potiguar Clowns de Shakespeare, que já participou em diferentes edições do FNT como selecionado para a Mostra Nordeste, vem agora como convidado especial para a noite de encerramento, em um registro afetivo e simbólico da presença do Festival na trajetória do grupo. O espetáculo é "Sua Incelença, Ricardo III", também com a direção de Gabriel Vilella.
Outra novidade da edição deste ano é a Mostra Nordeste Universitária, oportunidade de diálogo do Festival com a produção teatral das universidades e atores em processo de formação. Participam companhias da Universidade Regional do Cariri - URCA (Cia Engenharia Cênica), Instituto Federal do Ceará - IFCE (grupo No Barraco da Constância Tem!, Coletivo Senara e Teatro Ateliê) e Universidade Federal do Ceará - UFC (Grupo Verso de Boca).
Nordeste
Carro-chefe do festival, a Mostra Nordeste, recebe neste ano sete espetáculos selecionados de companhias do Ceará, Paraíba, Sergipe e Bahia. Durante o festival, o melhor espetáculo na opinião do público será agraciado com o Troféu Beija-Flor e um prêmio em dinheiro de R$ 3 mil.
O Ceará aparece representado por dois selecionados. O Grupo Garajal, de Maracanaú, reapresenta "Romeu e Julieta - O Encontro de Shakespeare e a Cultura Popular", destaque do FNT 2011. Na ocasião, o objetivo da companhia era encenar a montagem na Mostra Nordeste, mas perdeu o prazo da inscrição enquanto aguardava um convite de apresentação em outro país, que não se concretizou. Chamados à época pelo FNT para apresentar espetáculos diários voltados ao público infantil, aproveitaram para levar à Praça do Teatro sua adaptação do clássico de Shakespeare.
Outro exemplo da produção local é "A mão na face", do grupo Bagaceira. Com texto de Rafael Martins e direção de Yuri Yamamoto, o espetáculo cumpriu temporada em Fortaleza neste ano e foi escrito ainda em 2005, como parte do livro "Lesados e outras peças", sendo o único até então inédito no currículo de montagens do grupo.
A trama se passa no camarim de um cabaré, onde a prostituta veterana Mara (Marta Aurélia) se despe para abrir os shows da noite, acompanhada da jovem travesti Gina (Démick Lopes) - que, por sua vez, veste-se para o público. Os dois empreendem um diálogo que perpassa suas trajetórias, as oportunidades e marcas da vida.
Da Bahia vem "Benedita", monólogo do ator Bruno de Sousa, e "O Diário de Genet", do ATeliê voadOR Companhia de Teatro. Sergipe leva à cena "Folclore na Cabeça", do Grupo Teatral Boca de Cena. E a Paraíba participa com a "Farsa da Boa Preguiça", do Coletivo Ser Tão, e "Efemérico", da Cia Sírius.
Sem esquecer o público pequenino, o festival realiza diariamente, nos fins de tarde, a mostra FNT para Crianças, com algumas das apresentações em parceria com a Mostra Sesc. Os espetáculos serão encenados pelas companhias Bate Palmas, Teatro Novo, grupo Ânima Teatro de Bonecos, Grupo Garajal, Teatraria Espalhafato, Cia Camarim e Cia Argumento.
Formação
No âmbito da formação, acontecem todas as manhãs os debates sobre os espetáculos da Mostra Nordeste, sempre encenados na noite anterior. Nessas ocasiões, os processos de montagem são apresentado pelos grupos. Um trio de debatedores faz suas considerações e, em seguida, a conversa é aberta ao público.
Este ano, paralelamente aos debates, acontece no dia 11 uma Roda de Conversa sobre a Produção Teatral na Universidade, relacionada à Mostra Nordeste Universitária. Nos dias 11 e 12 acontece ainda o XII Encontro de Artistas Pesquisadores, com apresentação de trabalhos acadêmicos, em um momento de troca de conhecimentos e de intercâmbio cultural.
Com organização e curadoria de Rejane Reinaldo, o Encontro passa por temas como "Teatro de Grupo e Pedagogia do Teatro", "O Jesuíta na Obra Teatral de José de Alencar" e "O Ator Espontâneo e seu Corpo como Fronteira do Processo Criativo".
Mais informações
XX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT). De 7 a 14 de setembro em Guaramiranga/CE. Programação gratuita.
agua.art.br.
|