Com debates, palestras, minicursos e lançamentos de livros em sua programação, o 9º Colóquio de Moda inicia-se no próximo domingo (8) no Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Considerado o maior congresso científico da área no País, o Colóquio chega, este ano, à sua sexta edição internacional. O evento é itinerante e traz a Fortaleza um espaço de intercâmbio acadêmico entre estudantes, pesquisadores e professores de vários cursos ligados à moda.
As atividades para os inscritos serão realizadas no ICA, no Campus do Pici, enquanto a cerimônia de abertura será na reitoria da UFC, no Campus do Benfica, e os lançamentos de livros na Livraria Cultura. Realizado pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem), o Colóquio traz consigo o Fórum das Escolas de Moda, realizado também no dia 8, focado no intercâmbio entre docentes e coordenadores de cursos da área, discutindo questões relacionadas à juventude e ao ensino de moda. A partir do dia 9, a programação inicia minicursos, mesas redondas e dez grupos interdisciplinares de trabalho científico relacionados à moda. Os resultados das discussões serão divulgados no site oficial do Colóquio.
Entre os convidados do evento, estão os palestrantes italianos Francesco Morace, do Future Concept Lab; Isabella Pezzini, da Universidade La Sapienza di Roma; e Alessandra Vaccari, da Universidade de Veneza. A pesquisadora britânica Pamela Church-Gibson, da University of the Artes (Londres) faz no dia 11 a conferência de encerramento, discorrendo sobre a moda na era da cultura das celebridades.
|