A história do teatro cearense passa por Guaramiranga. A cidade de serra, distante 102 km de Fortaleza, é palco, plateia e coxias do Festival Nordestino de Teatro (FNT) há 20 anos. Celebrar a efeméride só faria sentido se a comemoração se estendesse aos grupos teatrais que por ali já passaram. E, por isso, o tema justifica os contornos da programação que inicia amanhã, 7, e segue até o próximo sábado, 14.
Dividida em seis mostras -Mostra Ceará, Mostra Nordeste, Mostra Nordeste Universitária, XII Encontro de Artistas Pesquisadores, FNT Para Crianças e Música no FNT, a 20ª edição deve ficar marcada por um sentimento de reencontro.
A noite de abertura às 20h30min, no pátio da Igreja Matriz, fica por conta do renomado Grupo Galpão. A companhia mineira, que costuma trabalhar com diretores convidados, retoma parceria com o diretor Gabriel Villela 20 anos após o último trabalho. Com ele, montaram Romeu e Julieta, apresentado nas primeiras edições do FNT, e Pequenos Milagres, encenado no Teatro Municipal Rachel de Queiroz, em 2008.
Este ano, Galpão e Villela apresentam a peça Os Gigantes da Montanha. Último texto do dramaturgo italiano Luigi Pirandello, a trama aborda a saga de uma trupe ao chegar a uma vila governada pelo Mago Cotrone. “Ele quer que a trupe fique na vila, enquanto sua primeira atriz, a condessa Ilse, insiste que a obra deve viver entre os homens, sendo representada para o público. A peça traz essa discussão sobre o lugar da poesia e da arte nos mundos de hoje”, conta a atriz Inês Peixoto, intérprete da Condessa Ilse. A primeira noite do FNT se completa com o monólogo Flor de Obsessão, do ator e dramaturgo Ricardo Guilherme, às 22h30 no Teatrinho Rachel de Queiroz.
Até o próximo sábado, 14, a cidade serrana acolhe 35 companhias regionais e nacionais em torno da fruição e do pensamento teatral. Criada especialmente para esta edição, a Mostra Ceará - FNT 20 Anos homenageia os grupos cearenses Parque de Teatro, Pavilhão da Magnólia, Expressões Humanas, Trupe ‘Caba de Chegar, Epidemia de Bonecos, Ninho de Teatro, Grupo Imagens, Grupo Pesquisa, Cia. Palmas e Grupo Bagaceira.
A tradicional Mostra Nordeste, carro-chefe do FNT, irá premiar o melhor espetáculo na opinião do público com o Troféu Beija-Flor e um prêmio de R$ 3 mil.
No próximo sábado, a companhia potiguar Clowns de Shakespeare, veterano na Mostra Nordeste, é convidada especial para a noite de encerramento. O espetáculo Sua Incelença, Ricardo III, também conta com a direção de Gabriel Villela.
SERVIÇO
XX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT)
Quando: De amanhã, 7, a 14 de setembro
Onde: Guaramiranga
Entrada franca.
Outras informações: 3321 1405, 8634 5960, www.agua.art.br
Multimídia
Veja a programação completa do XX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga em www.opovo.com.br
|