Uma coleção inteira em apenas cinco dias. Essa foi a proposta do Reality Project com Jum Nakao, realizado na edição 2012 do Dragão Fashion Brasil, evento cearense dedicado à moda. Na ocasião, o estilista paulista, cuja carreira é reconhecida internacionalmente, coordenou uma equipe de 20 pessoas, que elaborou uma série de looks inspirados em aspectos da identidade cultural nordestina.
Peças que integram a coleção "A Hora do Brasil", em cartaz na Unifor e realizada no Dragão Fashion Brasil 2012: cultura e riquezas naturais do Nordeste traduzidas em materiais como couro, renda, crochê e cordas Fotos: Jr. Panela/ divulgação
Batizada "A Hora do Brasil, a coleção foi lançada dentro da programação do Dragão Fashion, no Memorial da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (onde ficou exposta até maio deste ano). Agora, chega à Universidade de Fortaleza, onde permanece até 26 de outubro.
Ao vivo
Ao todo, são 22 looks produzidos a partir de elementos regionais como couro, crochê, renda, corda e osso. Em condições normais, uma coleção semelhante levaria em torno de cinco meses para ficar pronta.
Para dar conta de terminá-la em cinco dias, a equipe do Reality Project trabalhou continuamente durante a realização do Dragão Fashion Brasil 2012, em uma espécie de galpão com paredes de vidro, para que o público pudesse acompanhar todo o processo.
A ação foi realizada pelo Senac Ceará, dentro do chamado Dragão Pensando Moda, etapa do Dragão Fashion que oferece uma maratona de cursos e palestras, com profissionais de todo o País. Em 2012, Jum Nakao foi um desses convidados. Além da palestra, assumiu a coordenação do Reality Project, uma experiência que aliou teoria à prática.
Itinerante
A equipe era composta por estilistas, designers, costureiras, artesãos, instrutores do Senac/CE e estudantes de moda, selecionados por meio de edital. Sob o tema "Breve Manifesto pela Redescoberta do Paraíso Brasileiro", eles elaboraram a coleção, a tempo de ser apresentada em desfile no último dia do evento.
Além de ser acompanhado no local, o Reality foi transmitido pela internet, em tempo real. No futuro, deve virar livro e documentário. Já a exposição "A Hora do Brasil", de caráter itinerante, será apresentada em 2014 em outros estados e países.
As peças chamam atenção especialmente por combinarem rusticidade e extrema delicadeza, com riqueza de detalhes. Merecem destaque, por exemplo, os vestidos vazados em couro e renda, mais justos ou com estruturas armadas e camadas volumosas.
Cadeia
Segundo a diretora regional do Senac/CE, Ana Cláudia Martins, promover o desenvolvimento profissional da cadeia é o objetivo do Núcleo de Moda do Senac Ceará.
"Fortaleza é um grande polo do setor, e uma forma de o Senac apoiar e contribuir para o crescimento da moda cearense é por meio do aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham na área", esclarece. Outro aspecto ressaltado pela diretora foi a possibilidade de evidenciar toda a cadeia de moda, tanto ao público quanto aos participantes, "através da efetuação de todas as etapas que levam ao processo de criação e construção de uma coleção", complementa.
Para Jum Nakao, o Reality Project foi a realização de um grande sonho. "Compartilhar com as pessoas o que está por trás da construção de uma coleção foi uma experiência enriquecedora e aprendizado muito tocante. Ensinar e aprender com todos os que participaram e partilhar este projeto com o público foi maravilhoso", declarou o estilista.
Trajetória
Nakao ficou particularmente conhecido no circuito internacional da moda por um desfile realizado em 2004, quando mostrou na passarela uma coleção inteira de peças elaboradas com papel, bem trabalhadas em todos os detalhes.
Ao fim da apresentação, as modelos rasgaram completamente as peças que vestiam, deixando a plateia em choque. De tão significativa para a moda brasileira, o episódio e seu processo foram registrados em DVD e livro.
Antes do episódio, porém, Nakao já era considerado um estilista conceituado no mercado brasileiro. Cursou licenciatura em Artes Plásticas e fez cursos especializados, como extensão em História da Vestimenta (no Instituto de Museologia de São Paulo) e História da Moda no Senac. Em 1996, foi considerado a grande revelação da 6ª Edição do Phytoervas Fashion, de onde seguiu para profícua carreira.
Mais informações:
Abertura da exposição "A Hora do Brasil". Hoje, às 19h, no Hall da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz). Visitação: até 26 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h; sábado, das 7h30 às 16h30. Entrada gratuita. Contato: (85) 3477.3000
|