A adesão à greve pelos funcionários do BNB no primeiro dia foi positiva nas agências de Fortaleza. Nessas unidades, os caixas aderiram na quase totalidade. Apenas os comissionados que ocupam gerências médias participaram muito pouco da paralisação. Alegam que o exercício da função gerencial não lhes permite aderir ao movimento. O Sindicato dos Bancários do Ceará tem procurado conscientizar esse importante segmento da categoria, informando que a greve tem amparo constitucional e somente os gestores principais das unidades, que possuem carta de procuração do Banco, podem usar dessa argumentação.
No Centro Administrativo do Passaré, como já era esperado para o primeiro dia, a adesão foi parcial. O Sindicato vai intensificar o debate nos blocos onde funcionam as unidades da Direção Geral, com o objetivo também de desfazer a justificativa de que comissionado não pode fazer greve. Mesmo assim, alguns ambientes importantes da Dirge aderiram bem à paralisação, como é o caso da Tecnologia da Informação, Central de Recuperação de Crédito e Centrais de Crédito.
Nos municípios do Interior onde funcionam agências que são base do SEEB/CE (todos, menos Iguatu, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato, vinculados aos respectivos sindicatos de base municipal e Cariri) a situação tende a melhorar. Até o fechamento deste boletim, informaram paralisação as agências de Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Jaguaribe, Limoeiro, Quixadá. A agência que paralisou e não consta dessa relação precisa urgentemente comunicar-se com a Secretaria de Ação Sindical do SEEB/CE, através das funcionárias Elizete e Ivone, pelo telefone (85) 3252 4266, a fim de que se faça a inclusão e atualizem-se as informações.
|