Muito além de opções nos meses de inverno e de atrativos para casais, Gramado e Canela se estabelecem como destinos turísticos nas quatro estações, com variada gastronomia e lazer para públicos diferenciados
Viajar para Gramado e Canela é visitar um Brasil onde cada esquina, paisagem e construção arquitetônica são cuidadas com esmero. Cidades referências quando o assunto é segurança, beleza e qualidade de vida, tornam-se ainda mais especiais com a influência de imigrantes que remonta ao passado, ao fim do século XIX. No período, os europeus chegaram à região e se estabeleceram, passando a trocar vivências com tropeiros nativos, tocadores de gado.
Em Canela, o Mundo a Vapor abriga réplicas em escala reduzida e realidade aumentada das máquinas a vapor que revolucionaram os séculos passados
Por conta do desenvolvimento consolidado, atrelado diretamente ao turismo, as duas cidades estão de portas abertas e com infraestrutura adequada para tornar inesquecíveis os dias de descanso e lazer de visitantes de diferentes perfis. Entre as novidades estão parques com preocupação ambiental, um museu de cera e atividades de esqui e snowboard em um espaço de neve indoor.
Além das datas tradicionais, em que os hotéis e pousadas ficam superlotados, como durante a Chocofest (Páscoa em Gramado), temporada de inverno (de maio a julho), Festival de Cinema de Gramado (em agosto), Festival de Gastronomia (em outubro), Natal Luz e Sonho de Natal (em Gramado e Canela, respectivamente), os destinos investem em atrações diversificadas, com o objetivo de atrair visitantes nos meses de inverno, principalmente casais em lua de mel.
O Lago Negro, um dos locais mais belos de Gramado, chama atenção por suas águas escuras e pelas hortênsias, que se multiplicam no verão. O passeio de pedalinho é uma opção para os visitantes fotos: divulgação
Canela, município que ganhou projeção em grande parte graças à belíssima imagem da Cascata do Caracol, cercada por uma vegetação densa do Planalto das Araucárias, investe no parque homônimo, o segundo mais visitado da região Sul, atrás apenas do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, que recebe cerca de 400 mil pessoas anualmente. O município, que completa 70 anos em 2014, também é conhecido por atrações como o Alpen Park, o Mundo a Vapor, o Parque da Ferradura e o recém-inaugurado Mundo Gelado.
Gramado, por sua vez, segue como o terceiro destino turístico preferido do País, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, e recebeu, nos últimos anos, uma série de novas atividades e empreendimentos, entre eles o Parque Temático Terra Mágica Florybal, o Gramadozoo e, na Avenida das Hortênsias, a famosa via que liga a cidade a Canela, o Dreamland Museu de Cera e o Harley-Davidson Motor Show. Ganhará, ainda, o Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas, investimento em milhões, com inauguração prevista para outubro deste ano.
|