A partir de hoje e até sábado, Fortaleza será sede do 10º Encontro de Multicolecionismo do Ceará. Selos, moedas, cartões, peças sacras, discos e até mesmo bonecas estarão expostos no evento
Todo nós somos colecionadores em potencial. Juntar objetos que têm valor sentimental pode ser o ponto de partida para uma atividade mais elaborada e muito prazerosa.
Sérgio Pinheiro é colecionador e coordenador geral do Encontro de Multicolecionismo do Ceará. O evento chega à 10ª edição e reúne expositores de todo o País
"O colecionismo é um hobby levado a sério por muita gente", afirma o coordenador geral do Encontro, Sérgio Pinheiro que comemora os 10 anos do projeto.
Este ano, o evento acontece de 26 a 28 de setembro, na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro. A expectativa é receber um público de três mil pessoas entre colecionadores, admiradores e curiosos. "Teremos estandes com representantes de todo o País. Quem comparecer poderá ver, trocar e também adquirir peças variadas para começar ou ampliar a coleção", observa Pinheiro. "A entrada é gratuita e quem quiser conhecer mais sobre o assunto não pode perder", avisa.
Segundo Sérgio Pinheiro, apesar da abrangência de objetos expostos, os numismatas - estudiosos de cédulas, moedas e medalhas - se destacam. A telecartofilia (coleção de cartões telefônicos) também segue em alta. "Mas vemos crescer a cada ano as coleções com peças sacras: imagens, terços, medalhas", revela o coordenador.
Aliás, o próprio Sérgio costuma levar sua coleção - com mais de mil tampinhas de garrafas Pet - para expor no evento. "Faço isso para mostrar, principalmente para as crianças e os mais jovens, que o ato de colecionar requer dedicação e interesse. Pode-se começar trocando algumas peças com os amigos", diz.
Sobre a expansão do evento, Pinheiro frisa que o Ceará tem tradição na área. "A segunda entidade mais antiga de colecionadores no Brasil é a nossa. Há colecionadores cearenses que possuem peças raras, de valor inestimável", diz.
Mais informações
10º Encontro de Multicolecionismo do Ceará
De 26 a 28 de setembro, das 9h às 18h, no Hotel Praia Centro - Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740 - Praia de Iracema). Entrada franca. (85) 3248.1618
|