Em 2009, depois de quase cinquenta anos consagrando a “turma” mais famosa do Brasil, a Maurício de Sousa Produções (MSP) lançou para 50 quadrinistas o desafio de reimaginar os personagens criados pelo artista paulistano. Assim, então, Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Piteco, Astronauta, Anjinho, Chico Bento, Penadinho e todo o pessoal dos quadrinhos da chamada “Turma da Mônica” ganhou (nova) vida no traço de artistas como Fábio Moon, Gabriel Bá, Laerte Coutinho, Angeli e Ziraldo. Entre os novos nomes estava Vitor Cafaggi, que escolheu repaginar o Chico Bento para a coletânea MSP 50.
Quatro anos depois, o artista volta ao universo criado por Mauricio de Sousa, agora encarando a responsabilidade de, ao lado da irmã Lu, reimaginar a mais famosa criação dos quadrinhos brasileiros na graphic novel Turma da Mônica: Laços, lançado pelo selo Graphic MSP. “Eu e a minha irmã queríamos passar nossa visão dos personagens para o público. A gente já enxergava algumas características diferentes em cada um deles e eu queria uma história que falasse com a infância sobre amizade”, revela o autor por telefone. Vitor, 35, e Lu Cafaggi, 25, vem a Fortaleza no próximo sábado (28), para lançamento e sessão de autógrafos de Turma da Mônica: Laços, marcada para as 16 horas na Livraria Cultura. A sessão conta ainda com um bate-papo comandado por Gabriel Franklin, do site Iradex, com participação de PJ Brandão, do AvanteCast. O encontro é promovido pela Pixetera.
Turma dos Cafaggi
Vitor começou a construir de cedo sua relação com a obra de Mauricio de Sousa. Ao virar irmão mais velho, 10 anos depois, o quadrinista adotou a missão ler Turma da Mônica para Lu, criando uma relação familiar que um dia viria a ser refletida nas páginas de Laços.
Mais Graphics
Em 2009, na comemoração dos 50 anos da criação da Turma da Mônica, a MSP convidou 50 artistas para reinterpretar a turminha dos quadrinhos, adaptando-os ao seu traço. Em 2012 foi lançado o selo Graphic MSP, que prometia maior espaço em graphic novels solo para cada artista.
Serviço
Lançamento do livro Turma da Mônica – Laços, seguido de sessão de autógrafos com os autores
Onde: Livraria Cultura (Shopping Varanda Mall – Avenida Dom Luis, 1010)
Quando: 28/9, a partir das 16h
Quanto: Entrada gratuita (sujeito a lotação)
Preço:
Capa dura - R$ 29,90
Capa brochura - R$ 19,90
Trama
Em Laços, a garotada se junta para buscar Floquinho, o cão do Cebolinha. Se a especialidade do personagem são planos infalíveis (que sempre falham), cabe à amizade o papel de ponte para superação das dificuldades. Para Vitor, o objetivo de Laços era mostrar o quanto as duas meninas e os dois meninos conseguem equilibrar um ao outro.
“A gente reforçou o que já via. Mônica e Magali são completamente diferentes, mas com uma mais enfezadinha e a outra sempre tranquila, elas se equilibram. A gente mostra a importância também do Cascão, mais relaxado e que sempre dá força para o Cebolinha, o agitado”, enumera Vitor, mostrando carinho especial pelo garoto que troca “R” por “L”. “Eu fiz um Cebolinha meio maquiavélico, conta, apontando Calvin, da tirinha Calvin e Haroldo, de Bill Watterson, como principal influência de seu Cebolinha e de seu trabalho como um todo.
|