Caderno 3
Pela primeira vez no Brasil, Mostra do Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada” chega ao Ceará
Trazer programações heterogêneas, com títulos mais difíceis de acessar no circuito comercial. Eis uma das principais vantagens de festivais de cinema, cineclubes e salas fora dos grandes grupos exibidores. Nesse sentido, uma notícia bem vinda no Brasil é a chegada da Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada” para Infância e Juventude, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc).
No Ceará, todas as unidades da entidade recebem a mostra a partir de hoje, até 4 de outubro, com entrada gratuita. Na Capital, as exibições acontecem na sala de vídeo da unidade Fortaleza (na Rua Clarindo de Queiroz, Centro).
Composta por longas e curtas-metragens de diversos países, a Mostra argentina chega pela primeira vez ao Brasil e traz produções que priorizam a diversidade cultural e o desenvolvimento sociocultural de crianças e adolescentes.
Idades
A programação está organizada por faixas etárias (4 a 10 anos; a partir de 6 anos; a partir de 11 anos; e a partir de 14 anos). Entre os curtas confirmados na programação da mostra, estão presentes títulos como “Caça”, “Contos Celestes: marés”, “Relógio Cuco”, “Em casa com a Sra. Hen”, “O Soldado Trifaldón”, “Aventuras Olímpicas”; “Pik & Nik”, “O Peixinho”, “Histórias do Vento”, “O Varredor da Lua”, “As Novas Espécies”, “Quando Rodam as Maçãs”, “A Foto Rasgada de Miriam” e “Meu Final Feliz”.
Já a lista de longas inclui seis produções: “O Rei Siri” (Sri Lanka, 2008), de Somaratne Dissanayake; “Kérity, A Mansão dos Contos” (França, 2009), de Dominique Monféry; “Toni, O Garimpeiro” (Alemanha, 2007), de Norbert Lechner; “Max Envergonhado” (Dinamarca, 2008), de Lotte Svendsen; “Gnomos & Trolls – A Câmara Secreta” (Suécia, 2008), de Robert Rhodin; e “Os Crocodilos” (Alemanha, 2009), de Cristian Ditter.
Ao longo deste ano, a mostra já passou ou também vai passar por cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Alagoas, Pará e outros estados do País.
Festival
O projeto é resultado de uma parceria entre o Departamento Nacional do Sesc e da associação civil sem fins lucrativos Nueva Mirada (Novo Olhar), da Argentina. A mostra possibilita a crianças e jovens, além de pais, professores, produtores culturais e demais profissionais, o acesso a cinematografia de qualidade e fora dos circuitos comerciais de tevê e do cinema.
A Nueva Mirada é uma associação civil sem fins lucrativos, especializada em cultura, indústria cultural e comunicação, declarada de interesse cultural e educativo nacional pelo governo da Argentina. É membro da Aliança Global para a Diversidade Cultural e da Unesco e do Centro Internacional de Cinema para a Infância e a Juventude (Cifej).
O Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada é a única mostra de cinema para infância e juventude da Argentina. A casa edição, o festival recebe aproximadamente 700 obras de diferentes países, dentre as quais são selecionadas cerca de 150 para participar nas sessões de competição oficial e nas sessões paralelas.
O festival também realiza a cada ano uma retrospectiva para homenagear figuras de relevância nacional e internacional no campo do audiovisual para a infância.
|