RSSYoutubeTwitter Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão


Notícias

02/10/2013 

Show: Zélia Duncan dá corpo e voz às crias de Tatit na Caixa Cultural

A cantora apresenta em quatro noites na Caixa Cultural o espetáculo TôTatiando, explorando lado teatral das músicas

O repertório dos compositores paulistas vem fazendo a cabeça de Zélia Duncan nos últimos anos. Após flertar em uma ou outra gravação ao longo da carreira com repertório de Itamar Assumpção, no ano passado ela homenageou o compositor, marco da música paulista dos anos 1980, dedicando a ele um espetáculo e o disco "Tudo Esclarecido" (2012). Este ano, ela dá sequência à homenagem anterior, de 2011, também na linha das vanguardas de São Paulo, que mergulhava no universo musical de Luiz Tatit.

Em quatro noites na Caixa Cultural Fortaleza, de amanhã a domingo, a artista apresenta o espetáculo "TôTatiando", dedicado ao compositor paulista - que é também linguista, professor universitário e uma referência no estudo da canção brasileira - em que, além de dar voz e imprimir sua identidade musical, ela dá corpo aos personagens das canções. A música é o fio condutor de cenas teatralizadas por Zélia Duncan, sob direção da atriz Regina Braga. "Não é show. É a proposta de representar algumas de suas músicas, onde eu e minha preciosa diretora, Regina Braga, enxergamos possíveis personagens", alerta a protagonista.Homenagem

Luiz Tatit é um cientista da canção popular brasileira, com estudos semióticos sobre as composições e experimentações que radicalizam certos traços de nosso cancioneiro. Zélia conta que tomou conhecimento de seu repertório ainda no início da carreira, no começo da década de 1980, quando sonhava em "ir para São Paulo e ser backing vocal de Itamar Assumpção". Tatit foi um dos fundadores do Grupo Rumo, que agregava ainda nomes como a cantora e compositora Ná Ozeti, Paulo Tatit e Fábio Tagliaferri.

Para o show, Zélia escolheu músicas que revelavam personagens, dramas, capazes de serem traduzidos teatralmente em cena. Com Regina, ela se debruçou sobre as canções e recriou o universo das situação cantada. Cada canção foi transformada em um espécie de esquete, com concepção cênica, adereços, personagens próprios embalados pelas narrativas de Luiz Tatit. A estética defendida por ele para as composições levam ao extremo da fala a entoação das melodias.

Zélia Duncan já havia trabalhado anteriormente com o repertório de Tatit, gravando "Capitu", de Tatit em Tagliaferri, já em 2004, no disco "Eu Me Transformo Em Outras". Dele, também incluiu composições em "Amigo É Casa" (2007), CD/DVD em parceria com Simone; e recentemente gravou a música tema do álbum de estreia solo de Tatit, "A Felicidade".

Ousadia

Conhecida muitas vezes apenas por suas baladas ao violão, como compositora ou intérprete de sucessos como "Enquanto Durmo" e "Catedral" (música que a lançou nacionalmente em meados de 1990) - a carreira de Zélia Duncan é recheada de ousadias e viradas, capazes de sustentar seu nome no cenário da música nacional por pelo menos 20, dos mais de 30 anos de carreira. Fluminense de Niterói, Zélia Cristina Duncan tem diversificado e injustificado essa imagem a cada novo trabalho.

"Na verdade eu nunca me senti e nunca me vi como uma cantora que ficasse apenas se dedicando ao ofício de cantar, o que já é mesmo um serviço pra vida toda. Tenho feito muitas coisas diferentes na minha carreira, romper virou uma tradição, que espero manter pra sempre", contesta.

Desde "Pré Pós Tudo Bossa Band", disco de 2005 em que ela misturou repertório de Guerra Peixe, Lenine, Itamar Assumpção e Lulu Santos, a artista já teve seu momento tropicalista, completando a nova formação dos Mutantes, entre 2006 e 2007; gravou com Simone, buscou e firmou novas parcerias.

Somando 13 discos gravados, cinco DVDs, com a homenagem a Itamar Assumpção, ela venceu categorias de melhor álbum e melhor cantora, na categoria pop/rock no Prêmio da Música Brasileira 2013. Luiz Tatit ainda permanece apenas no palco, tendo ganho, no entanto, um registro ao vivo pelo Canal Brasil.

Mais informações:

"TôTatiando", espetáculo de Zélia Duncan. De amanhã a sábado (5), às 20h, e domingo, às 19h, na Caixa Cultural (Av. Pessoa Anta, 287. Praia de Iracema). Ingresso: R$20 / R$10. Contato: (85) 3453-2770

Fonte: Diário do Nordeste
Última atualização: 02/10/2013 às 11:12:40
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CEARÁ
  

 

Android cihazlariniz icin hileli apk indir adresi artik aktif bir sekilde hizmet içerir.
seks sohbet yapabileceginiz birbirinden guzel bayanlar telefonun ucunda sizleri yorumu. Üstün hd seks porno videolari itibaren bulunmakta.
Kayitli olmayan kileriler bilinmeyennumara.me isim soy isim sekilde sms ile bilgilendir.
Profesyonel ekip davul zurna istanbul arayan kisilerin kesinlikle kiralama yapabilecegi en guzel sitesi. Programsiz ve basit mp3 müzik programı sizler icin sitemizde bulunmaktadir.

Rua 24 de Maio 1289 - Centro - Fortaleza - Ceará CEP 60020-001 (85) 3252 4266/3226
9194 - bancariosce@bancariosce.org.br

 

porn izle - sohbet telefon - sohbet hatti - porno - porno film
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
  www.igenio.com.br