O cantor Roberto Carlos disse que é a favor da publicação de biografias sem autorização prévia, desde que haja “certos ajustes” à legislação vigente. A afirmação foi feita em entrevista concedida pelo músico ao programa Fantástico. Sem especificar quais mudanças defende, o cantor afirmou também que é favorável ao projeto de lei sobre biografias que tramita no Congresso. Caso aprovada, a proposta modificará a legislação atual, permitindo que obras sejam publicadas sem a necessidade de anuência prévia do biografado.
O cantor afirmou ser necessário “conversar” e “discutir” para se chegar a um “equilíbrio”. Ele defendeu a aplicação de regras “que não prejudiquem o biografado”. Em 2007, Roberto Carlos tirou de circulação a biografia Roberto Carlos em Detalhes, de autoria do jornalista Paulo César de Araújo. “O biógrafo faz um trabalho e narra aquela história que não é dele, que é do biografado. Quando ele escreve, ele passa a ser dono dessa história e isso não é certo”, disse Roberto.
O músico afirmou que está escrevendo uma autobiografia, abordando tudo o que acha ter “realmente sentido” em relação àquilo que viveu. O cantor é um dos fundadores do Procure Saber, grupo que reúne também Chico, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Milton Nascimento, Erasmo Carlos e Djavan. No começo do mês, o grupo declarou ser favorável à necessidade de autorização prévia para a publicação de biografias. Por meio de sua porta-voz, a empresária Paula Lavigne, o Procure Saber afirmou que entraria como parte interessada na ação que questiona a legislação vigente no STF. (da Folhapress)
|