As diversas nuances culturais que povoam o universo contemporâneo, expressas em diferentes linguagens artísticas - música, dança, literatura, teatro, cinema e artes visuais - estarão em evidência no VI Festival UFC de Cultura, que acontece a partir de hoje e segue até sexta-feira. Com o tema "Multiculturalismo e Raízes", o evento movimentará diversos espaços da Universidade Federal do Ceará (UFC) com a realização de shows musicais, oficinas, seminários para discussões teóricas e lançamentos de livros.
Felipe Cazaux e a Orquestra Contemporânea de Olinda são destaques do Festival
A música é uma das linguagens artísticas que ganha maior destaque no festival, cuja programação começa segunda, 18, às 18h, com a apresentação da banda cearense VATZ, na Concha Acústica da Reitoria da UFC, espaço que concentrará todos os shows musicais, incluindo música erudita, blues, samba, jazz e ritmos populares. Para encerrar a programação do festival, no dia 22, a partir das 18 horas, shows com as bandas cearenses "It Girl" e "Leite de Rosas & Os Alfazemas", seguido pela black music do cantor carioca Wilson Simoninha, que fechará a noite.
A primeira noite do festival contará com a sonoridade da banda cearense VATZ, uma das selecionadas na mostra de Bandas Universitárias 2013. Dando continuidade à programação de abertura, a cantora, compositora e instrumentista cearense Lidia Maria, que lançará o CD "Alma Leve". A noite ficará encerrada com a apresentação da Orquestra Contemporânea de Olinda (PE). Na terça-feira, às 18 horas, a banda universitária "Capitão Eu & Os Piratas Vingativos" subirão ao palco. Depois, será a vez do blues-rock de Felipe Cazaux, seguido pelo som "tecnomelody" e "pop retrô" de Felipe Cordeiro, da Paraíba.
Na quarta-feira, 20, Davi Silvino começa a noite, que contará, ainda com a apresentação do grupo de dança popular da UFC Oré Anacã. A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho apresentará o elogiado espetáculo "Rock Concert". A quinta-feira será marcada pela mistura de ritmos, começando pela banda Capotes Pretos na Terra Marfim, passando pelo som de Caio Castelo, o grupo "Transnacionais" e o samba de raiz do carioca Sombrinha.
A diversidade cultural é uma característica do evento que reúne, além de música, cinema, artes cênicas e visuais, aliada à programação acadêmica. O artista visual e músico Descartes Gadelha ganha exposição sobre a retrospectiva de sua carreira. A mostra será aberta, segunda, às 17 horas, no Museu de Arte da UFC (Mauc), com destaque para a série inédita de pinturas sobre meninos de rua, produzida nos anos 1980. Só agora os trabalhos serão mostrados. Vale lembrar que o temática social é uma constante na obra do artista. A exposição pode ser visitada até o dia 31 de dezembro.
A arte popular também será contemplada. Durante o festival, será exibido no Mauc, o vídeo em homenagem ao rabequeiro e luthier cearense Mestre Vino (1918-2013), natural de Juá, no município de Irauçuba. Silvino Veras D´Ávila, ou simplesmente Mestre Vino, morreu aos 95 anos, sendo considerado como um dos mais importantes Mestres da Cultura do Ceará. A curadoria é do pesquisador Gilmar de Carvalho e fotografia de Francisco Sousa.
A fotografia estará representada com a exposição "Inka, uma Travessia", de autoria do fotógrafo paraibano Augusto Pessoa, repórter "free-lancer" da revista National Geographic. Por ocasião da abertura da exposição, segunda, às 14h30m, o jornalista fará palestra e exibirá um documentário. A mostra pode ser vista durante o festival, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, Av. da Universidade, 2591, Benfica.
O festival destacará a produção acadêmica da instituição. Serão lançados três livros com o selo Edições UFC: "Vitrinas: expondo e revendo conceitos, de Syomara Duarte, com noite de autógrafo, na quarta-feira, 20, às 19h, no Auditório Gervásio Pegado, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Rua 25 de Março, 882 , Centro. Os livros "IJF- histórias despercebidas de um hospital", de Juliana Diógenes, e "Bar do Anísio - casa de liberdade", de Isabela Bosi, serão lançados no restaurante Mambembe (Rua dos Tabajaras, 368, Praia de Iracema).
Contemporâneo
Outro objetivo do festival é proporcionar a discussão acadêmica, sobretudo buscando a interface com as diversas manifestações culturais, sem perder de vista o foco das questões contemporâneas. Todos os dias, a partir das 14h30m, serão realizados seminários, nos auditórios do Mauc e da Reitoria, sobre temas como Literatura de Cordel, mídias alternativas e humor. Entre os convidados, a professora doutora Ria Lemaire- Mertens, pesquisadora holandesa e professora titular de Literaturas Portuguesa e Brasileira da Universidade de Poitiers (França), instituição na qual dirige o Centro de Estudos Latino-americanos e o Acervo Raymond Cantel de Literatura de Cordel. A pesquisadora realizará a conferência "O cordel como fenômeno multicultural", segunda-feira, às 16h, no auditório do Mauc.
Um tema que passou a ser discutido, sobretudo a partir das manifestações de junho deste ano, a ação das mídias alternativas. No bojo da democratização da comunicação, o "midiativismo" será debatido também no seminário com Felipe Peçanha, do grupo Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação (Mídia Ninja), do Rio de Janeiro, Pedro Rocha, do Coletivo de Comunicação Nigéria do Ceará, e de Natasha Cruz, do núcleo cearense do Coletivo Brasil de Comunicação Social Intervozes. O encontro acontecerá quarta, 20, às 14h30m, no auditório da Reitoria da UFC.
O cartunista gaúcho Adão Iturrusgarai (Aline), o chargista carioca André Dahmer (Os malvados) e a atriz Karla Karenina participam de mesa-redonda sobre "O humor na pós-modernidade", tendo o professor doutor Marcio Acselrad, da Universidade de Fortaleza (Unifor), como mediador. O seminário acontecerá dia 22, às 14h30m, no auditório da Reitoria da UFC.
Teatro
A peça "Loa", com texto de Ricardo Guilherme e direção de Ghil Brandão, professores do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas da UFC, lança a proposta de discutir aspectos históricos, religiosos e antropológicas da cultura afro na manifestação do maracatu cearense e do carnaval de rua em Fortaleza. A apresentação será no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, Avenida da Universidade, 2210), dia 20, quarta, às 18, com entrada franca.
O Grupo de Teatro Científico da Seara da Ciência apresenta "Debates Póstumos", texto de José Evangelista e direção de Rebeka Lúcio, espetáculo em que os principais pensadores do Ocidente discutem suas teorias. A encenação será na sexta, dia 22, às 10h, no Teatro da Seara da Ciência, Rua Dr. Abdênago, s/n, campus do Pici.
Cinema
A programação do festival destaca, ainda, a sétima arte. Trata-se da mostra de cinema do diretor turco-alemão Fatih Akin, cujas exibições acontecerão de quarta, 20, à sexta, 22, na sala Benjamin Abrahão, na Casa Amarela Eusélio Oliveira. Serão realizados debates sobre a obra do cineasta, além de uma videoconferência com a escritora alemã Jasmin Ramadan, cujo livro "A cozinha da alma", serviu de inspiração para o roteiro do filme "Soul Kitchen" (2009), de Akin.
Em paralelo, serão realizadas oficinas temáticas escolhidas através de uma chamada pública, na qual a comunidade universitária foi ouvida. Estão programadas oficinas de fotografia, de dança popular e tribal fusion dance, contação de histórias, áudio e produção de rádio, além de uma intervenção artística sensorial e interativa no Bosque Moreira Campos, do Centro de Humanidades (CH).
|