Referência no pensamento sobre estética da imagem, o francês dá continuidade a curso na Adufc. A ideia é discutir com os alunos, estudiosos, críticos e espectadores audiovisuais - em especial do cinema, mas também da televisão e dos demais canais e formatos audiovisuais que nos chegam cotidianamente - referenciais teóricos e dispositivos metodológicos para sua análise.
Considerado uma referência no estudo da estética da imagem e da figura, Philippe Dubois, ministra, a segunda etapa do curso "A Análise Fílmica: Teorias e Métodos", aberto ao público, com aulas na Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), hoje, de 9 horas ao meio dia, amanhã, de 18h às 21 h, e na quinta-feira, dia 21, de 14h às 18 horas.
Philippe Dubois é professor-visitante da Pós-Graduação da UFC Foto: Fábio Lima (09/11/2007)
Philippe Dubois é professor e pesquisador vinculado a unidade de pesquisa e formação em cinema e audiovisual da Universidade Sorbone-Nouvelle-Paris III. Em Fortaleza, atualmente, está como professor-visitante do Programa de Pós-Graduação da UFC, que é responsável pelo curso, em parceria com a Adufc.
De acordo com a coordenadora da ação, Beatriz Furtado - socióloga e pós-doutora em Cinema e Arte Contemporânea pela Sorbone-Nouvelle-Paris - o curso tem um viés teórico, onde Dubois apresenta autores e correntes de pensamentos capazes de contribuir com a análise e, em um segundo momento, prático, com a aplicação dos mesmos na leitura de filmes.
Referências
Durante a primeira edição, detalha Beatriz, além da análise de alguns filmes, foram apresentados teorias da semiótica, da psicanálise que são utilizadas com base para análises e fundamentos de teorias ligadas a linguagem cinematográfica. "Agora, ele vai trabalhar uma teoria do cinema, mais especificamente. Você pode utilizar a antropologia para a análise fílmica, a história, a semiótica e varias outras capazes de fazer analise fílmica no seu campo de pensamento. O que será discutido nesta etapa do curso é como pensar a analise fílmica a partir de uma teoria do cinema", adianta a coordenadora.
A segunda etapa do curso propõe uma análise que tenha como referência o fazer cinematográfico propriamente dito. Elementos como planos, edição, personagens, são colocados em discussão para compor a análise da obra. "Nesta etapa, ele também vai analisar alguns filmes. Mas a partir dessa teoria do cinema. Analisando personagens, a fotografia, os tipos de movimento, a decupagem. Como o movimento forma a imagem, como a forma de colocar em cena os personagens influencia. São elementos mais propriamente daquilo que faz o cinema", ilustra Beatriz.
Inscrições
A primeira etapa da formação foi realizada entre os dias 26 e 29 de agosto passado, não sendo, porém, pré-requisito para a participação nesta segunda fase. A intenção, reforça Beatriz, é aproveitar a passagem de Dubois por Fortaleza e alargar o acesso a suas lições aos demais interessados.
"Cada edição do curso é realizada em três dias , onde ele analisa filmes e apresenta diferentes metodologias de análise. Tanto interessa a quem faz curso de comunicação, aos alunos de graduação em cinema e audiovisual, aos estudantes da Vila das Artes, como a realizadores audiovisuais, pesquisadores, críticos. É um curso para pessoas que têm interesse em formação em crítica de cinema", pontua, Beatriz, sobre o direcionamento da atividade. Segundo a professora, não é preciso inscrição prévia, sendo pedido, apenas, aos participantes, o comprometimento em estar presentes aos três dias da formação.
Pesquisa
Philippe Dubois é considerado um dos mais importantes estudiosos da estética audiovisual, da natureza da imagem e da figura, sendo referência entre estudantes e pesquisadores do cinema à fotografia. O pensador possui estudos sobre cinema moderno, história e linguagem do vídeo, domínio digital e as relações entre arte e tecnologia. O autor discute, por exemplo, apropriação do cinema por museus e galerias de arte e mesmo a produção cinematográfica específica para estes espaços. Entre suas principais obras estão o livro "O Ato Fotográfico e outros ensaios" (1994), publicado no Brasil pela editora Papirus, onde ele propõe uma leitura da fotografia não como algo estático e fruto puramente de um processo mecânico, defendendo sua relação com o contexto em que foi produzida e o de sua recepção.
Outra contribuição importante na seara do pensamento estético foi lançada no livro "Cinema, Vídeo, Godard" (2004), do catálogo da editora Cosac & Naify. A obra reúne nove ensaios, com reflexões sobre a natureza e o lugar da imagem nas produções visuais, com foco no cinema. O livro analisa o vídeo em diferentes perspectivas, colocando-o sob a ótica das teorias da imagem, passando pela relação do vídeo com o cinema - em que coloca o imaginário cinematográfico como referência para as experiências com vídeo e, por fim, adentrando na discussão da produção de Jean-Luc Godard.
LIVRO
Cinema, Video, Godard
Philippe Dubois
Cosac & Naify
2004, 323 páginas
R$ 75
Programação
Curso: "A Análise Fílmica: Teorias e Métodos", de Philippe Dubois.
Hoje
De 9 h às 12 horas
Quarta-feira (20)
De 17 às 21 horas
Quinta-feira (21)
De 14h às 18 horas
Local: Adufc (Avenida da Universidade, 2346 - Benfica)
Contato: (85) 3066.1818
|