“Você não vale nada, mas eu gosto de você” é composição de Dorgival Dantas e se tornou sucesso na interpretação da banda Calcinha Preta. Os versos de forró foram posteriormente abraçados por uma cantora de voz suave e afeita a ritmos diversos. Essa cantora é Tiê, considerada destaque da chamada “Nova MPB”, que chega a Fortaleza para apresentações na Caixa Cultural. O show da turnê A Coruja e o Coração será apresentado de hoje a domingo (1°), às 20 horas.
Nas mãos de Tiê, o hit forrozeiro ganhou roupagem flamenca. “É uma música que eu gosto muito, que tem a ver com a minha história. Sempre achei muito divertida”. Além de “Você Não Vale Nada”, a cantora apresenta repertório misto reunindo canções de seus dois CDs. “Vou apresentar músicas dos meus dois discos e alguns covers”. Ela, entretanto, não revela quais são essas músicas. “Varia muito, depende do clima do público, é sempre uma surpresa”.
O primeiro CD da cantora, Sweet Jardim, foi lançado em 2009; já o sucessor, A Coruja e o Coração, chegou ao público em 2011. Os álbuns foram bem recebidos pela crítica e, nos últimos anos, a artista tem se apresentado em grandes festivais como o Rock in Rio, o Planeta Terra e o Coquetel Molotov. Diferentemente dos grandes eventos, Tiê chega hoje para apresentação mais intimista em Fortaleza.
“Eu gosto mesmo é de fazer show, seja ele grande ou pequeno. O bom do pequeno é que dá para ver melhor o rosto do público; por outro lado, um show maior geralmente é mais animado”, conta. Desde que saiu em turnê com o primeiro disco, Tiê já se apresentou em diversas cidades no Brasil e fora dele. Nova Iorque, Londres, Paris, Berlim, Barcelona e outras tantas cidades já receberam o show da cantora. “É uma festa passar pela experiência de ser bem recebida lá fora”.
Sweet Jardim está na lista dos “50 discos que formaram a identidade musical brasileira dos anos 2000”, publicada pela Folha de São Paulo. Já o segundo disco, que dá nome a turnê apresentada hoje, foi indicado na categoria Revelação do Prêmio Multishow. Em recente lista publicada no Last FM, um dos maiores sites de música na internet, Tiê está entre os primeiros colocados em sua categoria com mais de 2 milhões de acessos.
Na cozinha
Aos 33 anos, Tiê compõe, canta, toca piano e violão. Mãe de duas filhas pequenas, Liz e Amora, ela garante que a música segue tendo espaço cativo em sua rotina. “Continuo me dedicando muito à música, as meninas só me trouxeram mais energia”. Após o nascimento das filhas, Tiê criou, inclusive, o projeto chamado Na Cozinha ou No Jardim, em que reúne artistas e faz apresentações sem sair de casa, compartilhando ao vivo na internet.
Entre os artistas que já passaram pela casa dela estão Criolo, Marcelo Jeneci, Thiago Pethit, Ana Cañas e o uruguaio Jorge Drexler, um dos grandes parceiros da cantora. Ganhador do Oscar de Melhor Canção por “Al Otro Lado del Río”, trilha do filme Diários de Motocicleta, Drexler participa do segundo CD de Tiê e já se apresentou várias vezes com a cantora. Também no disco A Coruja e o Coração, há regravações de “Mapa-múndi”, de Thiago Pethit; e “Só Sei Dançar com Você” de Tulipa Ruiz.
“A Tiê é minha amiga. Então quando trabalhamos juntas é sempre uma farra. Já cantamos juntas várias vezes, fomos para Washington, Nova York, Buenos Aires e foram viagens inesquecíveis”, conta Tulipa Ruiz. A autora de Efêmera e Tudo Tanto destaca o talento e generosidade da amiga. “Ela foi uma das primeiras pessoas que me chamaram para cantar. E sempre ficava me pilhando, incentivando. Quando fui gravar Efêmera, ela me ajudou, pois não tinha ideia de como era fazer um disco”.
SERVIÇO
Show de Tiê
Quando: de hoje a 1º de dezembro, às 20 horas (domingo às 19 horas).
Onde: Caixa Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema).
Quanto: R$ 20 (inteira).
Outras informações: 3453-2770.
|