Sergio Mercúrio apresenta mais um de seus belos espetáculos. No fim de semana, a peça “Velhos” aborda a velhice de forma divertida e inteligente através da manipulação de bonecos
Conhecido como “El titiritero de Banfield”, o argentino Sergio Mercúrio é dono de um trabalho singular com seu teatro de bonecos feitos de espuma, transformando-os em personagens com vida própria e expressões bem particulares.
Eles são irônicos, críticos, ternos, poéticos e cheios de humor. Assim não poderiam deixar de ser os bonecos que compõem no novo espetáculo de Mercúrio, “Velhos”, a primeira parte de uma trilogia sobre a velhice, apresentada nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, no Teatro da Caixa Cultural Fortaleza.Falada em português, a peça apresenta oito carismáticos personagens idosos manipulados de sete formas totalmente diferentes. Com histórias de vida distintas, eles apresentam um visual também envelhecido, sem qualquer reparo.
Personagens
Mercúrio construiu as personagens a partir de sua vivência durante 12 anos nas ruas e praças de 13 países latino-americanos, onde promoveu mais de mil apresentações - a aventura lhe rendeu ainda o livro “De Banfield ao México”, construindo um espetáculos basicamente voltado para jovens e adultos.
No primeiro ato, Tronco, um velhote raivoso e carrancudo senta diante do infinito, critica e resiste à morte eminente. Tem também o hilário casal de velhinhos Rosa e Arturo, que estão no leito do hospital, após terem sido atropelados. Eles prometem arrancar risos da plateia em uma discussão acalorada.
A simpática e gigante Eduviges, ao lado de sua borboletinha, é manipulada juntamente com Rosimari Jacomeli. Já o boneco de mesa Navaho, um idoso indígena, vive em um imenso estado de solidão.
Na graciosa cena “Avô e neto”, são os pés dos manipuladores que dão vida à história, que sem necessidade alguma de fala, é uma das mais emocionantes do espetáculo. A boneca Simona também só precisa dos gestos para se encantar a plateia. E, para encerrar, surge o Professor, um senhorzinho totalmente apaixonado pelo tango.
Mais informações
Velhos
Dias 20, 21 (às 20h) e 22 (às 19h) de dezembro. No Teatro da Caixa Cultural (Av. Pessoa Anta, 287). Ingressos: R$ 20 e R$ 10. Tel.: 3453-2770
|