Terceiro show do Projeto Duetos traz o consagrado músico carioca Celso Fonseca e o cearense Davi Duarte
A música brasileira é especialmente recheada de canções que servem de hinos aos românticos e apaixonados inveterados. Versos como "Meu amor, você me dá sorte" ou "Eu preciso te falar, te encontrar de qualquer jeito" já ativam na cabeça - e até no peito - uma continuação imediata das canções entoadas pelos mais diversos anônimos.
Celso Fonseca faz sua estreia em palcos cearenses em noite dividida com o cearense Davi Duarte
Tanto "Sorte" como "Um dia de domingo" dividem algo especial, fora o clima "a dois". Ou melhor, alguém: o cantor, compositor, produtor e músico carioca Celso Fonseca, responsável pela letra da primeira e pelos vocais compartilhados com Ana Carolina na gravação da segunda. Parceiro de nomes de peso da música nacional, como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Djavan, Gal Costa, Chico Buarque, Luiz Melodia e Caetano Veloso, Fonseca apresenta-se pela primeira vez no Ceará neste sábado, como parte da programação do Projeto Duetos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O ingresso deve ser trocado por uma lata de leite em pó (a ser doado), antes da apresentação, na bilheteria em frente ao Planetário.
A atração que abrirá a noite é o cantor, compositor, instrumentista e produtor musical cearense Davi Duarte, apontado pela crítica como um verdadeiro herdeiro do Pessoal do Ceará, geração de músicos que, nos anos 70, ascenderam à categoria "nacional", como o famoso trio Fagner, Belchior e Ednardo.
De acordo com o produtor do Projeto Duetos, Ulisses Gaspar, a iniciativa possui duas prerrogativas básicas: "manter viva a chama da boa música brasileira e mostrar para os cearenses as músicas da terra".
Isso acontece por conta da configuração fixa das apresentações, que sempre envolve o contato entre artistas reconhecidos nacionalmente com expoentes do cenário musical local. "Nós queremos apresentar esse pessoal ao lado de grandes músicos consagrados brasileiros para mostrar que, comparativamente, os níveis são parecidos, mostrar que existem talentos cearenses compondo melodias lindas", explica Gaspar.
Dupla
Celso Fonseca é um talento sólido da música brasileira, ainda que muitas de suas produções não sejam a ele associadas. Suas composições já foram gravadas por ícones como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Adriana Calcanhotto, Nana Caymmi, Mart´nália, Ney Matogrosso e Dominguinhos.
Outras canções, como "She´s a carioca", "Você não entende nada", "La píu bella del mondo" e, até mesmo, uma versão mais suave e elegante de "Ela só pensa em beijar" são interpretadas pelo cantor mesmo na trilha sonora de novelas como Duas Caras, Páginas da Vida e Escrito nas Estrelas.
Ainda que afirme não se prender a um estilo musical específico, o cearense de voz e violão marcantes Davi Duarte é facilmente identificado por um ritmo romântico moderno ao modo de Lenine e Zeca Baleiro. Assim como Celso Fonseca, ele também já teve suas criações gravadas por outros intérpretes conterrâneos, como Kátia Freitas, Rogério Franco, Teti, Daniela Montezuma e Marcus Brito.
Projeto Duetos
Parte da iniciativa de férias nomeada de Ócio Criativo, o Projeto Duetos chega ao seu terceiro show neste sábado. Antes de Celso Fonseca e Davi Duarte, Tunai e Hyldon apresentaram-se no dia 21 de novembro, com show de abertura do cearense Paulo Façanha. Depois, em 12 de dezembro, foi a vez de Zezé Motta e Lúcio Ricardo. Para encerrar a primeira edição do projeto, Amelinha e Isaac Cândido sobem ao palco em 17 de janeiro. De acordo com o produtor do Duetos, Ulisses Gaspar, há negociações para que, no segundo semestre de 2014, as atrações sejam Luiz Melodia, Leila Pinheiro e Isabella Taviani.
Mais informações:
Projeto Duetos com show de Celso Fonseca e Davi Duarte
4 de janeiro a partir das 21h
Anfiteatro do Dragão do Mar
Entrada: 1 lata de leite em pó
|