De uma cidade conhecida por não ter agenda momina à outra que, nos últimos anos, mal saída das festas de Natal e Réveillon, já se movimenta em torno do carnaval. Esta é a Fortaleza que, no sábado, 4, retomou os preparativos para o período carnavalesco, que começa dia 31 de janeiro, com a abertura oficial do pré-carnaval, e só termina na primeira semana de março, com o fim feriado mais animado do ano.
Na tarde do último sábado, houve ensaio aberto do bloco Camaleões do Vila, na rua José Avelino, na Praia de Iracema. Perto dali, na rua Dragão do Mar, o Baqueta Bloco de Ritmistas também fez seu ensaio. No próximo sábado, é a vez do bloco Unidos da Cachorra retomar os ensaios abertos, também na rua Dragão do Mar.
Pelo quarto ano, o Camaleões do Vila levou para as ruas seus 110 integrantes – entre os quais 30 jovens do bairro Pirambu, que participam da escola de percussão mantida pelo bloco. Embalada pela bateria, a aniversariante Elaine Pinho, que completava 58 anos neste sábado e não teve dúvidas de onde comemorar. “Sou apaixonada por isso aqui. Tô rezando que comece o pré-carnaval”, disse.
Segundo o presidente do bloco, Tiago Nóbrega, este ano o Camaleões do Vila vai homenagear o humor cearense e o humorista Ciro Santos com sua personagem Virgínia Del Fuego serão os patronos.
Diego Oliveira, 23 anos, era outro que curtia a animação do Camaleões. Ele disse que a festa estava boa, mas precisava melhorar a segurança. De fato, enquanto O POVO esteve lá, não foram vistos guardas municipais ou policiais militares. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) também não estavam por lá. A interdição da rua era feita pelo próprio bloco.
Luxo da Aldeia
No sábado à noite, o Luxo da Aldeia, conhecido bloco do Benfica, fez a primeira apresentação do ano no Kukukaya, no bairro Joaquim Távora. A casa ficou lotada. As amigas Lina Cidrão, 27, Liara Montesuma, 25, Elisa Herbster, 27, e Ana Oliveira, 27, aproveitavam a festa. “A gente acompanha o Luxo desde o ano passado. Gosto pela animação, a música regional”, destacou Lina.
Matheus Perdigão, um dos coordenadores do Luxo, disse que a indefinição sobre o local onde o bloco vai se apresentar continua. Mas a intenção é continuar no Benfica. Segundo ele, as conversas com a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) têm sido positivas e diz que “haverá Luxo, sim”. “Ninguém sabe onde, mas vai ter”, garantiu.
O titular da Secultfor, Magela Lima, acompanhou a apresentação e se comprometeu em facilitar a decisão. Ele lembrou que as inscrições para contar com o apoio da Prefeitura no pré-carnaval se encerram hoje. O resultado sai no próximo dia 15. Questionado sobre a operação de segurança e trânsito, Magela informou que um Comitê Gestor vai garantir os serviços durante as festas, especialmente a partir de 31 de janeiro. No entanto, lembrou, a presença de agentes da AMC deve ser solicitada formalmente pelos próprios blocos e citou o Cheiro, outra tradicional agremiação que também já está saindo em cortejos pela Praia de Iracema.
|