Alagoano com residência em Recife (PE), o artista Jonathas de Andrade é o convidado da vez do Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes. De hoje a quarta-feira, sempre das 16 às 16 horas, ele irá conduzir a oficina “Arte como Artifício”.
Aberta ao público em geral e com direito a certificação ao final (inscrições presenciais ou pelo site oficial), a oficina objetiva “criar estratégias de pesquisa através de exercícios de observação e interação com pessoas desconhecidas na rua, incorporando personagens, situações e papéis inventados pelo grupo ou por cada participante, baseados nos interesses e na personalidade de cada um”.
Com trabalhos em vídeos, fotopesquisas e instalações, Jonathas de Andrade aproxima-se de questões sociais, políticas, culturais e ideológicas que estão sob tensão ou risco de desaparecimento da memória coletiva. No currículo, constam o prêmio especial do júri por sua participação no Future Generation Art Prize, Kiev, além da participação em mostras coletivas como a 12ª Bienal de Lyon (2013), a 2nd New Museum, 29ª Bienal de São Paulo (2010) e 7ª Bienal do Mercosul (2009).
Na parte de cursos básicos, o Porto Iracema das Artes ainda está com inscrições abertas até quarta-feira para as áreas de Audiovisual e Música, Artes Cênicas, Artes Visuais e Multimídia. Após a vinda de Jonathas de Andrade, a próxima oficina - desta vez do Porto da Dança - terá como tema o “Zouk”.
Ministrada pelo professor de dança Saulo Dias, a oficina (prevista para o período de 27 a 31 de janeiro, das 16 às 18 horas) terá como ponto de partida o zouk dançado no Brasil, as bases individuais e com casais, deslocamento no salão através da dança e o aprendizado de movimentos específicos. A idade mínima é de 15 anos com inscrições também através da internet.
SERVIÇO
“Arte como Artifício”
Quando: de hoje a quarta, às 16h.
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema).
Programação gratuita.
Inscrições e outras info: www.inscricoesportoiracema.com.br
|