Reunião de técnicas vocais, utilização do corpo como instrumento musical e capacidade criativa potencializada por sons comunicadores: o tripé caracteriza a essência do VOXploration em cena. O projeto, criado pela compositora Clarice Assad e pela atriz Andrea Santiago, chega a Fortaleza para uma semana de oficinas com o objetivo firmado de explorar a chamada "energia criativa" dos participantes, seja de forma individual ou conjunta, protagonizada por artistas profissionais ou anônimos que nunca se arriscaram em nenhuma performance.
As aulas acontecem entre os dias 4 e 8 de fevereiro, das 15h às 18h, na Caixa Cultural. Para participar, é necessário preencher a ficha de inscrição presente no site http://www.voxploration.org/ até 29 de janeiro. Ao todo, são 30 vagas: 25 para participantes e cinco para ouvintes. Não há restrição de profissão, mas reserva de 70% da turma para atores, músicos e estudantes de música, teatro e artes em geral. As demais vagas serão oferecidas para público em geral.
Utilizando a literatura de cordel aliadas às cirandas populares, o workshop trabalha com dinâmicas, aquecimento individual, ação e reação, conscientização do espaço, reconhecimento do outro e diferentes gêneros musicais. Um dos propósitos da oficina é permitir que cada um dos alunos, independentemente de ser vinculado ao meio artístico como atividade profissional, tenha uma oportunidade de descobrir a si mesmo através da música e do teatro, libertando-se de censuras estéticas e preocupações com o que é certo ou errado.
O workshop se pauta em dois momentos distintos no planejamento. O primeiro utiliza-se da improvisação musical para exercitar a voz e explorar sons, exercitando de percussão corporal e harmonização, permitindo assim que os participantes conheçam e entendam suas capacidades vocais.
Já o segundo é marcado pela interação dos grupos com o espaço e no relacionamento com os outros estudantes através de uma narrativa. É aqui que se inserem a literatura de cordel e as cirandas populares, de forma a ampliar ou apresentar aos participantes noções de tempo e métrica. Ao final das duas etapas, reunindo a música do corpo e voz e a cena no corpo e espaço, será feita uma apresentação de cenas-musicais ou música encenadas.
|