O intercâmbio Brasil-França já formou e revelou alguns dos pródigos instrumentistas que atuam, hoje, na cena cearense – seja nas orquestras, rodas de choro ou grupos das diversas vertentes da música popular. A bolsa ofertada desde 2006 leva anualmente quatro jovens estudantes de música para um ano intenso de vivência e estudo no Conservatório de Briançon, cidade localizada na região dos Alpes Franceses. Já foram 23 formados e diplomados em nível médio com o “Certificat de fin d’études musicales” (Certificado de Conclusão dos Estudos Musicais).
O violoncelista cearense Fernando Lage, professor do Conservatório de Briançon é o idealizador do projeto que, anualmente, leva à França jovens instrumentistas do Estado para aperfeiçoarem seus talentos na instituição.
As audições para os candidatos às quatro vagas para o ano letivo de setembro de 2014 a julho de 2015, serão realizada dia 6 de março no auditório do curso de música da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Podem participar estudantes de sopro de – clarinete, flauta, trompa, trompete – e cordas – violino e violoncelo.
A bolsa inclui passagens de ida e volta para a França, a anuidade dos estudos, além de almoços diários, aula de francês, estadia e uma ajuda de custo mensal. Os estudantes ficam alocados em casas de famílias francesas ou em apartamentos. Em contrapartida, na volta, ficam incumbidos de multiplicar os conhecimentos adquiridos, apresentando concertos e workshops.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia da audição. O candidato deve se apresentar no local do exame a partir das 8 horas para o preenchimento da ficha e realização das provas. É necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio. No ato da inscrição, ele deve apresentar ainda o curriculum vitae, uma carta de motivação, explicando o porque do interesse na bolsa, fotocópia da identidade (RG) e uma foto 3x4.
Os candidatos podem concorrer em duas categorias, uma delas voltadas para a formação de jovens músicos, com até 21 anos de idade, e outra, para formação de jovens de até 28 anos, que já ensinem em projeto musical apoiado por prefeituras, associações, ONGs. Para a segunda categoria é necessária ainda uma carta de recomendação da direção da escola ou do projeto.
Seis professores do Conservatório de Briançon participam da seleção, acompanhando os alunos em seus instrumentos: Christine Orcel (clarinete), Alain Daboncourt (flauta), Olivier Brisville (trompa), François Acoulon (trompete), Pascal Hotelier (violino) e o cearense Fernando Lage (violoncelo), radicado na França e idealizador do projeto.
Eles realizam o exame de pré-seleção dos candidatos, que inclui uma prova de execução instrumental – com a interpretação de duas peças ou estudos de vertentes diferentes – e uma entrevista com a banca examinadora. O material de vídeo dos exames dos pré-selecionados serão ainda submetidos à análise final do diretor e demais professores do conservatório. O resultado final pode ser divulgado a partir do dia 15 de abril.
Mais informações:
Seletiva para o projeto Briançon Tempo de Brasil.
Dia 6 de março, a partir das 8 horas, no auditório
do curso de música da Uece. Gratuito.
(Av. Paranjana, 1700 – Itapery).
Contato: (85) 3278.7405
|