A marca Comic-Con, responsável pelo maior evento de cultura pop no mundo, realizado em cidades dos EUA, se prepara para iniciar atividades no Brasil. No fim do ano, o País ganhará uma edição do evento, organizada por Pierre Mantovani, diretor-geral do site Omelete. A primeira edição da Comic-Con Brasil acontecerá entre os dias 04 e 07 de dezembro na cidade de São Paulo. Mantovani falou em entrevista que as produções "O Hobbit: Lá e De Volta Outra Vez" e "Star Wars: Episode VII" devem ganhar destaque na edição pela proximidade de suas estreias e pelo interesse do público nas duas sagas.
A primeira edição recebeu o título de "Comic-Con Experience", pois tem como intuito trazer a experiência e o furor da edição americana para território nacional. O organizador-geral também afirmou que acredita ser este o momento certo de acontecer o evento no Brasil dado o crescimento do público de perfil geek no País e o reflexo disso nas bilheterias do cinema, uma vez que "Os Vingadores" e "Homem de Ferro 3" foram, por aqui, as maiores bilheterias dos dois últimos anos.
A convenção não conta apenas com palestras e workshops. Ela será, também, uma ótima ocasião para compra e venda de quadrinhos, actions figures (miniaturas), e outros ítens colecionáveis. Atrações, cronograma oficial e preços da Comic-Con Experience ainda não foram divulgados, mas Mantovani afirma que os organizadores já estão em contato com a Marvel Comics e a DC Comics - as duas maiores editoras de quadrinhos da atualidade -, e com produtoras como Warner Bros. e Paramount Pictures para conseguir a vinda de suas grandes personalidades para o evento.
Origens
Como era comum no final da década de 60 nos EUA, os fãs e colecionadores de quadrinhos se reuniam periodicamente para troca e venda de material. Em Fortaleza, acontecia na Rua Barão do Rio Branco, nas cercanias do Cine Diogo.
Em 1970, cerca de 145 vendedores e colecionadores resolveram se reunir e fazer uma pequena convenção sobre HQs em San Diego, na Califórnia. Ali, realizaram a primeira Comic-Con, no U.S. Grant Hotel. Com o passar dos anos, mais fãs e vendedores passaram a frequentar a convenção, que é, hoje, o maior evento de cultura pop do mundo, reunindo cerca de 130 mil pessoas no San Diego Convention Center, onde acontece desde 1991. Como saldo financeiro para o Estado, chega a gerar um impacto econômico regional de US$ 180 milhões. Em 1975 a convenção passou a se chamar Comic-Con Internacional: San Diego, devido a sua presença de pessoas oriundas de outros países, porém, ainda é conhecida como San Diego Comic-Con.
Atualmente, as grandes produtoras de Hollywood, empresas de vídeo game e os mais importantes canais de TV disputam horários nos painéis dos quatro dias do evento, que geralmente acontece em julho. Só na edição de 2013, personalidades como Sandra Bullock e Alfonso Cuarón estiveram presentes para a divulgação de "Gravidade", além dos diretores e elenco de aguardadas produções como "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido" e "Guardiões da Galáxia". Em relação às séries de TV, os astros e diretores dos fenômenos "The Walking Dead" e "Game of Thrones" também marcaram presença. Os participantes chegam a acampar nos arredores do centro de convenções, dias antes do início do evento, para terem o privilégio de chegar mais perto de seus ídolos.
Acontece também na San Diego Comic-Con, a entrega dos Will Eisner Awards, o principal prêmio do mercado de HQs dos EUA. Com ingressos esgotados em tempos recordes de venda - nas últimas edições os ingressos acabaram com cerca de 30 minutos após disponibilizados para a venda - , a convenção atrai também ansiosos jornalistas do mundo inteiro, os quais aguardam com expectativa pelas novidades que as produtoras guardam especialmente para o evento.
Os perfis do público-alvo da Comic-Con são conhecidos como "geeks" e "nerds", ambos fãs de quadrinhos, animes, card games, vídeo games, ficção científica, filmes, livros de romance e tudo mais que envolve a cultura pop e tecnologia. Em outras cidades dos EUA, o evento acontece em versões menores.
Números
A edição 2013 da Comic-Com International: San Diego contou com 341 painéis, 39 trechos inéditos de filmes exibidos, 74 milhões de dólares em gastos com a organização e 117 séries e webséries que exibiram episódios ou novidades na convenção.
Os organizadores da Comic-Con Experience não divulgaram o quanto está sendo investido. O que se sabe é que as cotas para patrocínio devem ter as suas aberturas para os interessados iniciadas na próxima semana.
|