Aberta desde o dia 1º, a exposição Signo Mestiço, do pintor maranhense Thiago Martins de Melo, segue com visitação gratuita até o dia 15 de março na nova sede do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (Centro).
Apresentando uma caligrafia visual através do “work in progress” de um políptico de seis telas, a individual - com curadoria de Bitu Cassundé - teve sua dinâmica no próprio espaço de exposição, transformando o CCBNB-Fortaleza numa espécie de ateliê aberto do artista durante 15 dias de elaboração do projeto.
Para o curador, o conjunto pictórico apresentado por Thiago “apresenta uma pintura vibrante que foge do território do belo e de uma representação utópica do real, apesar de propor com muita crueza a realidade que nos cerca, seja interiorizada ou exteriorizada, seja através dessa junção de mundos, signos, potências, ou seriam impotências?”.
Nascido e criado em São Luís (MA), Thiago Martins de Melo tem seu trabalho integrado a coleções permanentes de museus pelo mundo afora, como o Thyssen-Bornemisza Art Contemporary (Viena) e Astrup Fearnley Museum of Modern Art (Oslo). No país, possui obras ainda no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Coleção Gilberto Chateaubriand), Fundação Rômulo Maiorana e MEP - Museu do Estado do Pará, ambos em Belém.
Para além da individual, o CCBNB-Fortaleza ainda segue com a visitação para a coletiva Impressões Contemporâneas, que reúne os trabalhos de Cláudia Sampaio, Cris Soares, Diego de Santos, Emanuel Oliveira, Euzébio Zloccowick, Grupo Xicra, Herbert Rolim, Ingra Rabelo, Narcélio Grud e Tereza de Quinta, sob a curadoria conjunta de Carlosnaik Veras e Davi Farias.
Na mostra, o universo da gravura é revisitado como possibilidade inventiva e suporte para a criação artística a partir do olhar desses 10 artistas contemporâneos.
SERVIÇO
Signo Mestiço, de Thiago Martins de Melo (MA)
Quando: até 15 de março, de terça a sábado, das 10 às 19h..
Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Conde D’Eu, 560 - Centro).
Visitação gratuita.
Outras info: 3464 3108.
|