Projeto “Ceará Riso Frouxo” leva apresentações gratuitas e a preços populares para 14 municípios
Em meio à "cultura da molecagem", construiu-se o gosto pelo humor como parte da identidade cearense. Ações com intuito de legitimar o slogan do Ceará como a terra do humor são amplamente difundidas pelo marketing turístico. Apesar disso, grande parte da população ainda não tem acesso a produções do gênero - concentradas em pizzarias, restaurantes, bares e alguns teatros de Fortaleza.
Foi observando a carência do público e buscando democratizar esse acesso que os humoristas Gil Soares e Edson Santo encabeçaram o projeto itinerante "Ceará Riso Frouxo", responsável por levar apresentações gratuitas (ou a preços populares) a 14 municípios do Estado. As apresentações tiveram início na última quarta-feira (5), em Redenção, e chegaram a Guaiuba no dia seguinte.
"Apesar de o humor, hoje, ser mais descentralizado e já chegar até a periferia, ainda não é para todos. E mesmo quando chega, tem o couvert que nem todo mundo pode pagar", destaca Gil, conhecido pelo personagem "Caboré".
"Antes de fazer o projeto, nós conversamos com várias pessoas e fizemos uma enquete. 95% delas nunca tinha curtido um show de humor", acrescenta Edson, que, além de humorista, também é redator de teatro.
Estratégia
O "Ceará Riso Frouxo" teve sua estreia em 2011, no Teatro do Humor Cearense, em Fortaleza. A ideia, na época, era contemplar, no mesmo espetáculo, várias vertentes, como o stand up e as imitações. O sucesso das apresentações levou os humoristas a inscreverem dois projetos no I Edital do Humor do Ceará, lançado em junho do ano passado pelo Governo do Estado.
"Para que nós pudéssemos atingir mais cidades, nos dividimos em dois projetos. O 'Baú de Molecagem', que é o que vai ser executado em 10 cidades do Maciço de Baturité e o 'Feira Livre, Riso Solto' será apresentado exclusivamente no meio das feiras do interior", explica Edson.
Dividido em três quadros que englobam música, dança e piadas, "Baú de Molecagem" ocupará teatros, colégios e centros culturais das cidades de Guaiuba, Redenção, Aracoiaba, Itapiúna, Capistrano, Caio Prado, Aratuba, Pacoti, Guaramiranga e Baturité. A escolha das cidades levou em conta a proximidade da Capital e a aceitação positiva de espetáculos realizados pelos humoristas anteriormente.
"Já que o valor destinado ao projeto não é tão grande assim, não poderíamos estender para mais cidades. Tivemos que diminuir a lista para que coubesse no orçamento", justifica Edson.
"Feira Livre, Riso Solto" entra em exibição a partir de 15 de fevereiro. Começando por Caucaia, o espetáculo também visita os municípios de Horizonte, Pacajus e Cascavel, acontecendo simultaneamente aos horários das feiras livres realizadas nessas cidades.
Os shows ainda contam com a participação de outros humoristas, como Motoca, Dion Queiroz, Elvis Preto, Marmita, Veia Cômica, Cléber Fernandes e a dupla Ronaldo e Cibalena.
Edital
Gil e Edson contam que a existência de um edital voltado só para o humor é o resultado de mais de dez anos de luta por políticas públicas direcionadas ao gênero. O I Edital Humor do Ceará é uma das ações que integram a "Virada Cultural", anunciada pelo governador Cid Gomes em setembro de 2012, e lançado em junho do ano passado, no valor de R$ 500 mil.
"Todos os anos, nós temos edital para música, dança e teatro, mas nunca havia sido lançado nada para o humor. Dizem que o humor se enquadra no teatro porque trabalha com artes cênicas também, mas, ainda assim, nenhum humorista conseguiu aprovar um show para o teatro", critica Edson, destacando a importância do trabalho de entidades como a Associação dos Humoristas Cearenses (ASSOH) e o Sindicato dos Humoristas (SINDIHUMOR) para a conquista do edital. "Há vários anos eles vêm atrás disso aí. Muitas vezes receberam porta na cara, mas nunca desistiram", completa.
Dependendo da resposta do público ao itinerante "Ceará Riso Frouxo", o desafio da dupla é utilizar como argumento o aumento da demanda por produções humorísticas para cobrar mais investimentos por parte do Governo. Se tudo correr como eles esperam, a ideia é lutar por um edital com valores maiores, no próximo ano.
"A gente quer que tanto o artista quanto o público, o governo e as prefeituras saiam ganhando, para que mais pessoas possam ser beneficiadas", defende Edson.
Programação
Baú de molecagem
13/02 - Itapiúna
Local: Ginásio Esportivo a confirmar
Horário: 21h
14/02 - Capistrano
Local: Ginásio Esportivo a confirmar
Horário: 20h
15/02 - Caio Prado
Local: colégio a confirmar
Horário: 19h
20/02 - Aratuba
Local: teatro a confirmar
Horário: 19h
21/02 - Pacoti
Local: ginásio esportivo a confirmar
Horário: 20h
22/02 - Guaramiranga
Local: Teatro Rachel de Queiroz
Horário: 20h
28 /02 - Baturité
Local: Centro Cultural
Horário: 20h
Feira livre, riso solto
15/02 - Caucaia
Horários: 09h / 11h
Horizonte
Horários: 15h / 17h
16/02 - Pacajus
Horários: 09h / 11h
22/02 - Cascavel
Horários: 09h / 11h
|