Resultado de oficinas realizadas no Ponto de Cultura da Associação Cultural Solidariedade e Arte – Solar, ministradas pelo artista plástico Vlamir de Sousa, a exposição Fortaleza dos Maracatus encontra-se com visitação gratuita até o dia 5 de março, sempre das 10 às 22 horas, na Galeria BenficArte (Shopping Benfica).
Com o auxílio de Fabrício Óliver, produção executiva de Arnóbio Santiago e coordenação pedagógica de Eliahne Brasileiro e Cristina Castro, a coletiva reúne o trabalho de mais de 30 participantes que trazem em comum a abordagem de todo o universo ancestral e de identidade do maracatu surgido do Ceará.
A mostra, assim, proporciona ao visitante um mergulho na história das agremiações, enfatizando desde os grupos mais antigos (alguns, inclusive, já extintos), como é o caso dos maracatus Estrela Brilhante, Az de Espada e Leão Coroado, a outros que ainda resistem no Carnaval de Rua de Fortaleza, como o Az de Ouro, Axé de Oxossi, Nação Pici e Nação Fortaleza.
Nas telas, as figuras emblemáticas que compõem o corte do maracatu: balizas, casal de pretos-velhos, as baianas e balaieiros, rei, rainha e incenseiros, tambores/bumbos e calungas em telas de Gerson Ipirajá, Adriana Monte, Herjan Sá, Raquel Vasconcelos, Sandra Amorim, Ariclenes Cassiano, Coletivo Solar, Lúcia Penaforte, Fátima Carvalho, entre outros.
O Fortaleza dos Maracatus, enquanto projeto do Ponto de Cultura da Associação Solar, existe há quatro anos com uma programação que reúne oficinas nas áreas de música, cinema e vídeo, literatura, fotografia e artes visuais. Como resultado, o projeto - tendo à frente o músico e escritor Pingo de Fortaleza - já lançou um almanaque, três documentários e uma caixa de postais.
SERVIÇO
Exposição Fortaleza dos Maracatus
Quando: até o dia 5 de março, sempre das 10 às 22h.
Onde: Galeria BenficArte do Shopping Benfica (avenida Carapinima, 2200).
Visitação gratuita.
Outras info: 3243 1000 / www.shoppingbenfica.com.br
|