A Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas) anunciou na sexta-feira, 21, que filmes exibidos nos cinemas brasileiros passarão a estrear às quintas-feiras, e não mais às sextas-feiras.
A mudança já começa a partir do dia 13 de março, quando estão previstas as estreias de "Need for Speed", de Scott Waugh, e o nacional "Alemão", de José Eduardo Belmonte.
"A quinta-feira é quente em vários setores do entretenimento, mas é o dia com menos público no cinema", afirma Paulo Lui, presidente da Feneec. "Para concorrer com o barzinho, o futebol, o show, nada melhor do que oferecer filmes inéditos ao público", explica Lui, detalhando o conceito da nova estratégia dos exibidores.
Segundo ele, a mudança pode favorecer o faturamento de produções que não têm recursos para investir em divulgação antes da estreia. "Esses filmes ganham mais um dia de boca a boca", diz. Lui afirma que a alteração também deve desafogar as salas de cinema aos finais de semana, em geral muito cheias. Ainda de acordo com ele, não há projeção do quanto os exibidores passarão a lucrar com a alteração.
Havia mais de 20 anos que o Brasil seguia a tradição de estrear longas na sexta-feira, como acontece em praças como os EUA e o Canadá. Outros países sul-americanos como Argentina e Chile já adotam a estratégia de lançamento às quintas.
Os primeiros
Vai ser difícil avaliar os efeitos da mudança no início. O fim de semana escolhido pela Feneec tem duas estreias populares, mas sobre as quais não pesa a expectativa de serem campeãs de público.
"Alemão" faz parte do filão (ou da tentativa de criar um) nacional, que tem em "Tropa de Elite" (2007) sue modelo mais bem sucedido, estética e economicamente. O longa-metragem protagonizado por Cauã Reymond e Antônio Fagundes acompanha a tensa situação de um grupo de policiais infiltrados no morro do Alemão, no Rio de Janeiro. O diretor é o mesmo do irregular "A Concepção" (2005), uma sátira psicodélica. Já "Need of Speed" é uma adaptação do game de mesmo nome. Dirigido por Scott Waugh, do primeiro "Triplo X" (2002), o filme é protagonizado por Aaron Paul. A história é batida: um piloto acaba indo parar na prisão, após ser traído por seu sócio mafioso. Ao sair da cadeia, ele traça um plano de vingança, difícil de ser concretizada. Quando é descoberto, precisa lutar por sua vida.
|