Na semana em que Fortaleza virou ponto de encontro da ilustração brasileira, o quadrinista e ilustrador paulista Rafael Coutinho assume um papel importante no VI Baião Ilustrado. Iniciado ontem com programação gratuita no Porto Iracema das Artes, o evento aborda linguagem, conceitos e processos em artes visuais – entre elas, a 9ª Arte, que funde pintura e literatura em pequenos quadros. Convidado do Baião, Coutinho discute amanhã o tema “Crowdfunding e quadrinhos: novos negócios”, às 19 horas. Na sexta-feira, o ilustrador realiza a oficina “Criação de quadrinhos experimental”.
Em entrevista ao O POVO (leia bate-pronto ao lado), Rafael Coutinho rebate a noção de que o financiamento coletivo é uma revolução. Para ele, o crowdfunding é um desdobramento da parceria entre público consumidor e artista, algo que existe há séculos.
Com mais de 20 anos de experiência e a herança de quem é filho de um dos maiores quadrinistas brasileiros, Laerte Coutinho, Rafael é autor de obras como Drink, Muchacha, Cachalote, em parceria com o escritor Daniel Galera, e já arrecadou mais de R$ 70 mil pelo site de crowdfunding Catarse para duas temporadas da sua série de quadrinhos O beijo adolescente.
SERVIÇO
VI Baião Ilustrado no Porto Iracema das Artes
Quando: de 25 a 28 de março
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Telefone: (85) 3219 5865
Entrada e inscrições gratuitas
Site: http://www.portoiracemadasartes.org.br
|